sábado, 17 de setembro de 2011

O RN E O PAC

O território potiguar está fora da implantação da Nova Ferrovia Transnordestina, o projeto contempla os estados de Alagoas, Pernambuco, Ceará e Piauí com investimentos de cerca de 5,4 bilhões de reais.

Somos o maior produtor terrestre de petróleo, mas a refinaria Abreu e Lima, com investimentos de 23 bilhões de reais, foi para Pernambuco.

A transposição do rio São Francisco, obra orçada em 4,8 bilhões de reais levará água ao interior dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, caso não ocorra atrasos [o que é bem provável], demorará mais 15 anos para ser concluída e não se sabe se o projeto beneficiará os pequenos produtores agrícolas do estado.

O aeroporto de São Gonçalo, em fase de execução das obras de asfaltamento da pista, deve entrar em funcionamento até a copa de 2014 e a Zona de Processamento de Exportações [ZPE] que será implantada no entorno do aeroporto terá que concorrer com a Zona Franca de Manaus e mais 13 ZPE’s criadas para atrair empresas.

Enfim, os investimentos propostos no PAC para o RN apontam um montante de aproximadamente 7,4 bilhões [diga-se um montante bastante expressivo] a serem aplicados, mas que, no levantamento que tive acesso, não tinha sido aplicado nem 5% do total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário