quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Servidores se dizem insatisfeitos com "exclusividade bancária"


Inconformados, insatisfeitos, infelizes. É nesses sentimentos que caminham os servidores públicos do Rio Grande do Norte quando o assunto é a liberdade de ter acesso à abertura de margem consignatória para todo e qualquer tipo de instituição bancária.

O motivo é o acordo de exclusividade assinado entre o Governo do Estado e o Banco do Brasil que deixa nos servidores o sentimento de "prisão financeira" quando não podem consignar empréstimos com outros bancos.

"O que nós queremos é que a governadora mude essa direção de governo, implantada em 2008, no governo Wilma. É inadmissível que os trabalhadores não possam administrar a sua vida financeira", afirma Maria Gorete Costa Mitzcun, servidora pública estadual. Assumindo o papel de porta-voz da discussão, Gorete realça que o pedido dos servidores é legal, constitucional e moral.

Em luta desde 2009, os servidores públicos alegam danos na estrutura financeira familiar e se sentem lesados de terem que efetuar ações de consignação de crédito apenas no Banco do Brasil, apontando para as altas taxas de juros e as desvantagens constatadas no mau tratamento aos requerentes.

"A grande massa estadual está sofrendo de braços atados. É de necessidade urgente que essa realidade mude no nosso estado, assim como mudou na Paraíba e no município de Natal, recentemente", coloca Maria Gorete.

De conhecimento geral dos servidores públicos estaduais e do Governo do Estado do RN, a decisão federal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) extinguiu todos os contratos com cláusula de exclusividade com o Banco do Brasil, instaurando, inclusive, um processo administrativo contra a instituição financeira, destinado a avaliar a conduta das negociações com o Governo desde o ano de 2006.

"Não somos propriedade do estado. Somos cidadãos que exercemos um serviço público e consumidores como qualquer pessoa. Essa margem deve ser liberada rápido, sem obstáculos", frisa Gorete.

Baseada no Código de Defesa do Consumidor, Gorete enfatiza a livre escolha do servidor de consignar com a entidade bancária que lhe ofereceu melhores condições especiais de crédito e denuncia para que não haja mais nenhuma exclusividade bancária com nenhum órgão governamental.

De acordo com o titular da Secretaria Estadual da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), Anselmo de Carvalho, o governo assinou um contrato de vigência e exclusividade com a duração de cinco anos com o BB.

"O contrato só pode ser anulado mediante a intervenção judicial, e isso está sendo analisado com o juiz que ajuizou a ação. O uso do BB é para efetuar o pagamento dos servidores e a instituição financeira possui tudo o que é necessário para qualquer movimentação bancária", afirma.

"Não impedimos que os servidores possuam outras contas em outros bancos, mas a exclusividade para operacionalizar serviços de consignação faz parte do contrato assinado, e que não pode ser cancelado até o prazo final, sob pena de multa. Cabe o judiciário comunicar sobre como o estado deve proceder diante da situação", completa Anselmo de Carvalho.

O Banco do Brasil, por sua vez, decidiu não opinar sobre o assunto enquanto o caso estiver na alçada judicial.

Fonte: Diário de Natal.

A BALBÚRDIA DA POLÍTICA BRASILEIRA...


Com mais facilidade

A ampla pesquisa nacional que o PSDB mandou fazer revelou que, se as eleições fossem hoje, Dilma Rousseff ganharia no primeiro turno. José Serra e Marina Silva murcharam com intensidade igual.

Intervenção inoportuna

Lula está longe de desencarnar da Presidência. Que o digam alguns ministros. Há um mês, perto de anunciar medidas de aperto fiscal, aquele em que aumentou a meta de superávit primário para 10 bilhões de reais em 2011, Guido Mantega recebeu um telefonema de Lula. O ex reclamou do aperto e tratou de, veja só, dar lições de economia a Mantega.

Disse, tentando aplicar a mesma receita em situações diferentes, que não era hora de frear, e sim de pisar no acelerador, como ele próprio fez em 2008. Não foi a primeira vez que Lula telefonou para um ministro de Dilma para falar o que não lhe cabe. Em maio, ligara para Izabella Teixeira, do Meio Ambiente.

Aldo Rebelo de olho na presidência da Câmara?

Superado por Ana Arraes e Eduardo Campos na disputa pela vaga do TCU nesta semana, Aldo Rebelo diz que a partir de agora irá se concentrar nas discussões do Código Florestal no Senado.

Perguntado se os 149 votos obtidos na eleição poderiam motivar uma eventual candidatura à presidência da Câmara, em 2013, Aldo não descarta a possibilidade. Diz, porém, que no momento “não está pensando nisso” e ressalva:

- Não concorrer à presidência é uma alternativa.

Se a possibilidade de não concorrer à sucessão de Marco Maia em 2013 é hoje apenas “uma alternativa” para Aldo é porque deve haver outras — entre elas a de concorrer — e quem deve começar a se preocupar desde já é o PMDB. Com Henrique Eduardo Alves cada vez mais questionado na bancada…

DEM e as cotas sociais

O DEM recebe na próxima semana uma fornada completa da recente pesquisa qualitativa encomendada por José Agripino Maia para medir a avaliação da sociedade em diferentes temas políticos.

Uma das questões destacadas no levantamento diz respeito às cotas raciais. Segundo Agripino, a maioria dos entrevistados manifesta apoio às cotas sociais e rejeita as cotas raciais.

Fonte: Lauro Jardim

Comento:

Não se poderia esperar resultado diferente numa pesquisa eleitoral em que dois dos três ‘candidatos’, simplesmente, desapareceram do cenário.

Além disso, a oposição não tem discurso, não tem projeto, não tem união... Está sem rumo.

Quanto ao conselho econômico de Lula para o governo continuar fazendo uma política expansionista, deve-se considerar que o ex-presidente deve está preocupado com a desaceleração do crescimento econômico...

Por fim, todo mundo sabe nos bastidores políticos que a luta de Henrique para chegar à presidência da Câmara não será fácil e o PT não entregará a cadeira a Alves, no caso do PMDB não abrir mão da presidência do Senado.

O Brasil E A CORRUPÇÃO SISTÊMICA



Presidente do sindicato dos delegados da Polícia Federal em São Paulo há seis anos, integrante da instituição desde os 20, Amaury Portugal deixou claro já na primeira resposta que não haveria temas proibidos.

Ele achou estranha a decisão do Superior Tribunal de Justiça sobre a Operação Boi Barrica, que envolve a Famiglia Sarney? “Colarinho branco e gravata não combinam com algemas nem com barras de prisão”, diz o delegado já na abertura da entrevista ao site de VEJA.

Depois das declarações registradas em dois vídeos, Portugal conversou por mais duas horas com os repórteres Aiuri Rebello e Fernanda Nascimento. As frases reproduzidas abaixo retratam um entrevistado sem medo de tocar em nervos expostos:

“A decisão do Superior Tribunal de Justiça sobre a Operação Boi Barrica foi absurda”.

“O Brasil é o país da impunidade”.

“Ficou mais difícil combater a corrupção oficial”.

“O coitado do cidadão comum pode ser algemado sem que ninguém proteste. Mas o mafioso, o banqueiro, o político, esses não podem ser tocados”.

“Os acusados são beneficiados pelos prazos de prescrição. Dificilmente veremos um desses indivíduos atrás das grades”.

“Não sei se os ministros atendem a interesses espúrios. Mas que estão julgando mal, isso estão”.

É só uma amostra. Leia a íntegra do depoimento de Amaury Portugal na seção Entrevista.

Classes sociais e desigualdade no Brasil


Ainda existem muitas dúvidas sobre a classificação das classes sociais no Brasil, e nesta matéria iremos não apenas explicar como é feita esta separação, mas também oferecer ao leitor a possibilidade de calcular a sua classe social.

Há algum tempo não podemos mais falar em pirâmide de classes sociais no Brasil. Se antigamente as classes D e E continham a maioria da população, formando uma grande base, hoje encontramos um losango de classes sociais, com o inchaço da classe C nos últimos anos, vinda de uma migração das classes menos favorecidas.

Os dados abaixo refletem pesquisa realizada com 1500 pessoas em 70 cidades (incluindo nove regiões metropolitanas), na última semana de 2010.

Apenas no ano de 2010, 19 milhões de pessoas deixaram as classes DE e 12 milhões subiram as classes AB. Há 5 anos, as classes A, B e C somadas representavam apenas 49% da população, enquanto em 2010 elas somavam 74%. Sobra apenas 36% para formar a velha base da pirâmide, que começa a tomar forma mais igualitária. Repare na tabela como as classes DE vêm perdendo massa, e como a classe C vem aumentando.

Distribuição da população por classe social

Classe
2005 (%)
2006 (%)
2007 (%)
2008 (%)
2009 (%)
2010 (%)
AB
15
18
15
15
16
21
C
34
36
46
45
49
53
DE
51
46
39
40
35
25


A chamada classe C ou a Classe Média Brasileira teve o acréscimo de 19 milhões de pessoas no ano de 2010, passando, assim, a ter 101 milhões de brasileiros e representando 53% da população do País.

Desigualdade social

De acordo com dados de 2005 da CIA, o Coeficiente de Gini do Brasil é de 56,7. Este coeficiente mede a desigualdade na distribuição de renda, sendo que se ele for igual a 100 indica distribuição totalmente desigual e igual a 0 indica total igualdade na distribuição da renda.

Como comparação, países como Suécia, Dinamarca, Finlândia e muitos outros europeus tem este coeficiente abaixo de 30. No mesmo patamar do Brasil estão Guatemala, Colômbia, Honduras, Zimbábue e Haiti.

Outra indicação da distribuição de renda, além do Coeficiente de Gini, é a relação entre os 10% mais ricos e os 10% mais pobres da população. Neste caso, enquanto as melhores relações são menores que 10 (chegando a níveis tão bons quanto 4), no Brasil a relação é de 49,8 (ainda de acordo com dados da CIA). Esta relação é comparável à de países como Guatemala, Venezuela e El Salvador.

Como são calculadas as classes sociais?

A classificação de classes sociais utilizada no Brasil segue o estabelecido no Critério de Classificação Econômica Brasil, ou Critério Brasil. O Critério Brasil define as classes sociais em função do poder de compra e consumo de determinados itens. Se uma família tem acesso a cada um dos itens, ela ganha pontos, que são somados e comparados com uma tabela. A classe social desta família é determinada pelo número de pontos que ela conseguir somar, e existem 7 classes econômicas diferentes (A1, A2, B1, B2, C, D, E).

Em qual classe social estou?

Some os pontos que sua família atinge utilizando as tabelas a seguir:
Posse de itens
0
1
2
3
4+
TV em cores
0
 2
3
4
5
Rádio
0
1
2
3
4
Banheiro
0
2
3
4
4
Automóvel
0
2
4
5
5
Empregada mensalista
0
2
4
4
4
Aspirador de pó
0
1
1
1
1
Máquina de lavar
0
1
1
1
1
Videocasse/DVD
0
2
2
2
2
Geladeira
0
2
2
2
2
Freezer independente
0
1
1
1
1






Grau de instrução do chefe da família





Analfabeto / Primário incompleto
0




Primário completo / Ginasial incompleto
1




Ginasial completo / Colegial incompleto
2




Colegial completo / Superior incompleto
3




Superior completo
5





Tendo seus pontos somados, compare com as faixas de corte abaixo para determinar qual a classe social de sua família:
Classe
Pontos
A1
30-34
A2
25-29
B1
21-24
B2
17-20
C
11-16
D
6-10
E
0-5

A tabela acima é a que determina em qual classe social cada família está, e não as rendas médias apresentadas em algumas pesquisas. A renda pode representar uma família de 2 pessoas ou de 10 pessoas, por isso há muita divergência. O importante é conhecer se aquela família tem acesso aos bens e serviços descritos acima.

Fonte: Leandro Callegari Coelho e Ludmar Rodrigues Coelho.

sábado, 24 de setembro de 2011

A Finecap 2011

A Feira Intermunicipal de Negócios, Educação e Cultura do Alto Oeste foi vitrine de vendas - imediatas ou em prospecção - para todos os ramos de atividades que utilizaram aquele evento como exposição de produtos ou serviços.


Prova disso é o que acaba de divulgar a VB Incorporadora e Construtora Ltda que, durante o período da Finecap, conseguiu vender 78 lotes e prospectar mais 80.

Após a realização da feira, a procura continuou em ritmo acelerado e, hoje, a empresa já contabiliza a comercialização de 166 terrenos; o que equivale a cerca de R$ 7,8 milhões e, ainda, estão prospectados mais 110, que corresponderão, aproximadamente, à cifra dos R$ 5,7 milhões, totalizando R$ 13,5 milhões. A expectativa é que, num curto espaço de tempo, o volume de vendas ultrapasse à marca dos R$ 20 milhões de Reais.

Os administradores da empresa Village Boullevard afirmam que a Finecap, maior evento de negócios e lazer do Rio Grande do Norte, foi a responsável direta pelo grande sucesso de vendas do empreendimento imobiliário.

“Não poderia ter havido um momento melhor para o lançamento do Village Boulevard, em Pau dos Ferros, do que durante a Finecap. Parabéns ao prefeito Leonardo Rêgo – e toda sua equipe – pela excelente organização do evento”, destacou Arikeme Barreto, um dos responsáveis pela VB.

A Finecap, edição 2011, não para de receber indicadores econômicos positivos.

Há poucos dias, o Banco do Nordeste divulgou que a agência Pau dos Ferros movimentou cerca de R$ 4 milhões, cujos recursos foram disponibilizados para financiar agricultores familiares, através do PRONAF – Mais Alimentos, Comum, Mulher e Semi-Árido, em aquisições de animais, investimento e custeio pecuário.

A FINECAP, que já está consolidada como um dos maiores eventos do gênero no estado do Rio Grande do Norte, a cada ano se agiganta mais e tem se mostrado ser, também, uma indústria de fabricar grandes negócios.

Fonte: blog do Capote.

Comento:

O condomínio lançado pela empresa Village Boullevard em Pau dos Ferros chama atenção pela audácia do projeto e também pelo volume de recursos envolvidos.

O sucesso do empreendimento é demonstrado pelo volume de vendas realizadas e negócios praticamente fechados, mesmo considerando o fato dos lotes só serem entregues daqui a três anos.

Para os investidores mais conservadores sugiro a leitura do texto que escrevi sobre o mercado imobiliário pau-ferrense.

Governadora inaugura obras em Taboleiro Grande


No município, ela participou (23) das solenidades de inauguração do Pórtico de Entrada e do Terminal Turístico da cidade, além de inaugurar a Escola Estadual José Cláudio Alves.

Com um investimento de R$ 2,1 milhões, a obra da escola foi iniciada em junho de 2010 - e não 2011 como informado em release anterior - e finalizada pela atual gestão do Governo do RN. A estrutura da escola conta com laboratórios, ginásio coberto e seis salas de aula, o que vai proporcionar desenvolvimento do ensino e da aprendizagem dos estudantes.

Ao todo, 200 alunos estão matriculados na Escola Estadual José Cláudio Alves, que oferece turmas de Ensino Médio e Fundamental para jovens e adultos.

"Oferecer sempre boas condições para as atividades de ensino e aprendizagem é uma de nossas principais prioridades. O Governo do Rio Grande do Norte está focado na melhoria da escola pública e, consequentemente, na melhoria do ensino em sala de aula. Nosso objetivo é fazer com que a escola seja atraente e agradável para todos que nela atuam", afirmou a secretária de Estado da Educação e da Cultura, Betânia Ramalho, que também participará da inauguração.

Fonte: Assecom-RN

Cobertura do blog de João Moacir – Taboleiro Grande:

Por volta das 17h00min Rosalba chegou a entrada de Taboleiro Grande, onde além da prefeita Maria Miriam e correligionários, uma legião de prefeitos e pretensos pré-candidatos a prefeitos a esperavam.

Depois da inauguração do Pórtico 26 de dezembro a caravana seguiu até a cidade para o grande momento do dia: A inauguração da nova sede da Escola Estadual José Cláudio Alves, evento que foi acompanhado por boa parte da população local.

O discurso de Rosalba:

Rosalba falou da alegria de está inaugurando a primeira obra de sua gestão e se disse mais gratificada ainda por essa obra ser justamente na educação.

Decretou o fechamento da Escola Estadual Augusto Gomes de Paiva que atualmente funciona com apenas 11 alunos e prometeu trazer para Taboleiro Grande uma escola de cursos profissionalizantes que irá funcionar justamente no prédio da referida escola fechada.

A governadora falou das dificuldades enfrentadas pelo governo nesse início de gestão e culpou a gestão passada pela situação que se encontra.

Prometeu a pavimentação asfáltica das ruas do centro da cidade, revitalizando assim o centro e disse que isso só foi possível através de um projeto de emenda do deputado estadual Getúlio Rêgo, pelo qual o governo do estado investirá nessa obra 130 mil reais.

Rosalba Ciarlini prometeu a construção de 60 casas aqui em Taboleiro Grande e falou que se não fossem construídas ainda esse ano, seria no início de 2012.

Falou do levantamento fundiário que está fazendo no município e disse que o que o governo passado fez estava todo errado.

E o protesto:

Em Taboleiro Grande a governadora Rosalba Ciarlini não ouviu se quer uma vaia, pelo contrário, foi aplaudida por várias vezes, talvez por não existir mais as greves de dias atrás e pelo momento de está entregando e anunciando obras, mas teve protesto sim.
 
A governadora chegou a ir até os manifestantes e chegou a parabenizá-los, no que um deles indagou:

Parabéns pelo que governadora? Por não sermos chamados?

Em contato com o blog (de João Moacir), um dos manifestantes disse que: o MP já havia sinalizado que o governo poderia chamar os concursados da Polícia Civil.

Rosalba disse desconhecer essa recomendação do ministério MP, saiu e seguiu viagem.

O Brasil é o país da corrupção impune



Presidente do sindicato dos delegados da Polícia Federal em São Paulo há seis anos, integrante da instituição desde os 20, Amaury Portugal deixou claro já na primeira resposta que não haveria temas proibidos.

Ele achou estranha a decisão do Superior Tribunal de Justiça sobre a Operação Boi Barrica, que envolve a Famiglia Sarney? “Colarinho branco e gravata não combinam com algemas nem com barras de prisão”, diz o delegado já na abertura da entrevista ao site de VEJA.

Depois das declarações registradas em dois vídeos, Portugal conversou por mais duas horas com os repórteres Aiuri Rebello e Fernanda Nascimento. As frases reproduzidas abaixo retratam um entrevistado sem medo de tocar em nervos expostos:

“A decisão do Superior Tribunal de Justiça sobre a Operação Boi Barrica foi absurda”.

“O Brasil é o país da impunidade”.

“Ficou mais difícil combater a corrupção oficial”.

“O coitado do cidadão comum pode ser algemado sem que ninguém proteste. Mas o mafioso, o banqueiro, o político, esses não podem ser tocados”.

“Os acusados são beneficiados pelos prazos de prescrição. Dificilmente veremos um desses indivíduos atrás das grades”.

“Não sei se os ministros atendem a interesses espúrios. Mas que estão julgando mal, isso estão”.

É só uma amostra. Leia a íntegra do depoimento de Amaury Portugal na seção Entrevista.

Intervenção inoportuna

Com mais facilidade

A ampla pesquisa nacional que o PSDB mandou fazer revelou que, se as eleições fossem hoje, Dilma Rousseff ganharia no primeiro turno. José Serra e Marina Silva murcharam com intensidade igual.

 

Intervenção inoportuna

Lula está longe de desencarnar da Presidência. Que o digam alguns ministros. Há um mês, perto de anunciar medidas de aperto fiscal, aquele em que aumentou a meta de superávit primário para 10 bilhões de reais em 2011, Guido Mantega recebeu um telefonema de Lula. O ex reclamou do aperto e tratou de, veja só, dar lições de economia a Mantega.

Disse, tentando aplicar a mesma receita em situações diferentes, que não era hora de frear, e sim de pisar no acelerador, como ele próprio fez em 2008. Não foi a primeira vez que Lula telefonou para um ministro de Dilma para falar o que não lhe cabe. Em maio, ligara para Izabella Teixeira, do Meio Ambiente.

Aldo Rebelo de olho na presidência da Câmara?

Superado por Ana Arraes e Eduardo Campos na disputa pela vaga do TCU nesta semana, Aldo Rebelo diz que a partir de agora irá se concentrar nas discussões do Código Florestal no Senado.

Perguntado se os 149 votos obtidos na eleição poderiam motivar uma eventual candidatura à presidência da Câmara, em 2013, Aldo não descarta a possibilidade. Diz, porém, que no momento “não está pensando nisso” e ressalva:

- Não concorrer à presidência é uma alternativa.

Se a possibilidade de não concorrer à sucessão de Marco Maia em 2013 é hoje apenas “uma alternativa” para Aldo é porque deve haver outras — entre elas a de concorrer — e quem deve começar a se preocupar desde já é o PMDB. Com Henrique Eduardo Alves cada vez mais questionado na bancada…

Fonte: Lauro Jardim

Comento:

Não se poderia esperar resultado diferente numa pesquisa eleitoral em que dois dos três ‘candidatos’, simplesmente, desapareceram do cenário.

Além disso, a oposição não tem discurso, não tem projeto, não tem união... Está sem rumo.

Quanto ao conselho econômico de Lula para o governo continuar fazendo uma política expansionista, deve-se considerar que o ex-presidente pode está preocupado com a desaceleração do crescimento econômico...

Por fim, todo mundo sabe nos bastidores políticos que a luta de Henrique para chegar à presidência da Câmara não será fácil e o PT não entregará a cadeira a Alves, no caso do PMDB não abrir mão da presidência do Senado.

Fome atinge 1 bilhão de pessoas por dia


Fome atinge 1 bilhão de pessoas por dia, diz relatório

O mundo produz comida suficiente para alimentar seus quase 7 bilhões de habitantes, mas a cada dia um bilhão de homens, mulheres e crianças vão dormir com fome, informa a Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV).
A FICV apresentou nesta quinta-feira seu relatório sobre desastres mundiais, que analisa as causas da fome e localiza este problema principalmente em áreas rurais da África Subsaariana e na região da Ásia Pacífico, embora o número de famintos nas cidades esteja crescendo.
O documento adverte que os países ricos também não escapam à fome e que é improvável que se alcance o primeiro dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estipulados pela ONU, que seria reduzir pela metade o número de pessoas que passam fome e vivem na extrema pobreza.
A Cruz Vermelha destaca o desequilíbrio que existe no mundo, onde um bilhão de pessoas em situação de desnutrição crônica convivem com 1,5 bilhão de pessoas sobrealimentadas.
As crianças são os principais afetados pela distribuição deficiente dos recursos, com 9 milhões de mortes anuais antes de alcançar os cinco anos de idade.
Atualmente, 178 milhões de crianças na faixa de idade entre zero e cinco anos sofrem problemas de crescimento por uma deficiência na alimentação, um problema que começa no seio materno causando a metade das mortes de crianças menores de dois anos.
O relatório afirma que as causas da fome e desnutrição são complexas e incluem desde a falta de investimento agrícola até a mudança climática, passando pela inconstância nos preços dos combustíveis e a especulação com as matérias-primas.
'Mas uma das causas mais nocivas é a discriminação de gênero. Se estima que 60% das pessoas desnutridas no mundo sejam mulheres, e em alguns países as meninas têm o dobro de probabilidade que os meninos de morrer por causa da desnutrição e de doenças infantis que poderiam ser prevenidas', acrescenta.
A FICV pede aos Governos que desenvolvam planos de ação para enfrentar este grave problema e substituir o esquema de ajuda alimentícia pelo de transferência de capital, que poderia potencializar a criação de empregos e a geração de renda.
De acordo com o documento, a população mais vulnerável deve ter tratamento prioritário, ou seja, os menores de cinco anos e as mulheres grávidas.
O relatório reconhece também que aumentar os recursos não é suficiente 'devido à corrupção e ao desperdício, algo que é mais recorrente em governos agrícolas'.
Os Governos devem investir mais em pesquisa e deixar de considerar que os produtores são somente homens, para evitar o círculo vicioso que condena o dobro de mulheres.
O relatório também critica 'a hipocrisia das massivas intervenções estatais por parte da União Europeia, Estados Unidos e Japão para conceder enormes subsídios nacionais para a proteção de seus próprios agricultores'.
A FICV reforça a necessidade de conhecer melhor o alcance e o impacto da desnutrição e da fome no mundo, já que há suspeitas de que em alguns países os números requisitados pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) não refletem a realidade.
De acordo com algumas pesquisas, o número de pessoas que sofrem de fome poderia ser até um terço maior que a informação da FAO. Por isso, a FICV pede 'uma base de dados aberta sobre a agricultura e a alimentação'.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados.

Comento:

No Brasil, os relatórios oficiais apontam que pouco mais de 16 milhões vivem abaixo da linha de pobreza... Um eufemismo para informar a existência de 16 milhões de miseráveis que vão dormir quase sempre com fome.

Por estas bandas, temos 405 mil potiguares que passam fome ou que empregam as parcas forças que tem para conseguir alimentos. A estratégia diária é lutar pela sobrevivência.

É bom deixar claro que o enquadramento em determinada classe feito pelos órgãos de pesquisa não reflete o drama de quem vive com muito pouco.

Sobre a ‘forma’ como ocorre a segmentação das classes sociais, reproduzo a seguir o trecho final do texto de autoria de J. R. Guzzo, publicado na Revista Veja da semana de 11 de maio de 2011:

Acabamos de ficar sabendo, com base no último censo do IBGE, que há exatamente 16.267.197 miseráveis no Brasil de hoje; são os cidadãos com renda mensal de até 70 reais.

É uma boa notícia e, ao mesmo tempo, um mistério. A boa notícia é que eles são apenas 8,5% da população total. O mistério é saber como alguém consegue ganhar 71 reais por mês, por exemplo, e não viver na miséria.

Você caiu do céu...


Você caiu do céu...

Um satélite científico de seis toneladas da Nasa adentrou a atmosfera sobre o Oceano Pacífico e caiu na Terra, informou a agência espacial dos Estados Unidos neste sábado, mas o local onde os destroços pousaram ainda é desconhecido.
A Nasa afirmou que seu Satélite de Pesquisa de Alta Atmosfera, já fora de uso e que adotou um curso imprevisto enquanto percorria a atmosfera terrestre, voltou à Terra em algum momento entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado nos EUA.
'O instante e o local precisos da reentrada ainda não são conhecidos com precisão', disse a agência sobre o artefato de 20 anos.
Houve relatos no Twitter de destroços caindo sobre Okotoks, uma cidade ao sul de Calgary, no oeste do Canadá - provavelmente, restos do satélite.
Com 10,6 metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro, o UARS (na sigla em inglês) está entre os maiores veículos espaciais que mergulharam fora de controle pela atmosfera, embora seja um primo enxuto da estação norte-americana Skylab, de 75 toneladas, que se espatifou na Terra em 1979.
A última estação espacial russa, a Mir, se desfez com suas 135 toneladas no Oceano Pacífico em 2001, mas a descida foi monitorada.
A Nasa planeja agora a reentrada controlada de grandes artefatos espaciais, o que não era feito quando o UARS foi concebido.
O satélite de 5.897 quilos foi colocado em órbita pela tripulação do ônibus espacial em 1991 para estudar o ozônio e outros elementos químicos na atmosfera terrestre.
Tendo completado sua missão em 2005, vinha perdendo altitude lentamente desde então, atraído pela gravidade do planeta.
Fonte: Reuters.

Enquanto isso... Em Pau dos Ferros...

O ‘homem que caiu do céu’, também conhecido como Nilton Figueiredo, decidiu ingressar de ‘peito aberto’ no PMDB, atraído pela força de gravidade do partido bacurau.

Alguns correligionários de Nilton ainda demonstram certa preocupação com a decisão do ainda líder PPista de se filiar ao PMDB, mas a verdade é que não se apresentava outra opção ao ex-prefeito que pudesse viabilizar o projeto de disputar mais uma vez a prefeitura pau-ferrense.

Aos correligionários do ex-prefeito resta a torcida para que o ‘homem’ tenha um destino mais alvissareiro que o satélite.

A conferir...

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

RN: nova onda de greves?


RN: nova onda de greves?

O Rio Grande do Norte está prestes a passar por uma nova onda de greves. Cerca de 16 mil servidores da administração indireta ameaçam entrar em greve no próximo dia 4 de outubro alegando o não cumprimento do acordo de parcelamento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

De acordo com o presidente do sindicato dos servidores da administração indireta, Santino Arruda, o governo sinalizou que o pagamento não será realizado por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O secretário de Administração, Anselmo Carvalho, rebateu a informação e afirmou que as negociações com todas as categorias aconteceram com o condicionante do cumprimento da LRF.

Santino Arruda explica que no dia 8 de julho o chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso, assinou um ofício (nº 1565/2011) que diz expressamente que "quanto à implantação dos diversos planos, o governo tomará tal providência de setembro a dezembro próximo em parcelas iguais".

"Nós temos um documento assinado pelo chefe do Gabinete Civil e agora eles dizem que o pagamento só será efetuado quando o estado saísse das dificuldades em relação à LRF. Ou seja, eles não estão cumprindo o que ficou acordado em documento oficial", afirmou Santino.

O secretário de Administração afirmou que todo o contexto das negociações aconteceu em torno do cumprimento da LRF.

"Eles se baseiam em um ofício que fixava o pagamento a partir de setembro, mas esquecem que todas as negociações aconteceram em torno do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Até porque a lei que implantou o PCCS condicionava o seu cumprimento à LRF. Então não podemos fazer uma negociação à margem do que está na lei. Tudo isso foi exposto e dito nas negociações e o que está escrito neste ofício é nesse contexto. Cumprir o plano é cumprir a integralidade do plano, inclusive esse requisito do cumprimento da LRF", afirmou Anselmo Carvalho.

Diante do impasse, servidores da Fundação José Augusto, Detran, DER, Emater, Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), Junta Comercial, Idema, Ceasa, Emparn, além de servidores técnicos da educação, tributação e policiais civis ameaçam deflagrar uma greve geral no primeiro dia útil de outubro.

Com a possível paralisação dos servidores das escolas estaduais as aulas devem ser prejudicadas mais uma vez.

Fonte: Diário de Natal.

Comento:

É inequívoco que o governo enfrenta sérios problemas para organizar suas finanças, mas insistir na arenga com os servidores públicos não ajudará em nada.

A postura de enfrentamento e a dificuldade que o governo demonstra em dialogar com as categorias é o caminho mais curto para uma nova onda de greves e o já combalido governo de Rosalba poderá descambar de vez.

Abram as informações relacionadas aos servidores públicos. Demonstrem qual é o peso dos cargos comissionados, funções gratificadas, contratos...

Afinal, como é que o estado tem tantos servidores e faltam policiais civis nas delegacias, professores nas salas de aula, médicos nos hospitais. Afinal, onde estão os servidores ativos do estado? E porque o IPE apresenta um déficit tão elevado?

Demonstrem sinceridade e boa vontade com os servidores, sejam transparentes. A intransigência não leva a nada.

Água Nova: inquérito civil apura irregularidades constatadas pela CGU


Água Nova: inquérito civil apura irregularidades constatadas pela CGU

O Ministério Público Federal, através de inquérito civil, está concluindo as investigações relativas à apuração de irregularidades noticiadas pelo Relatório de Fiscalização 01471, elaborado pela Controladoria-Geral da União em decorrência do 29º Evento do Projeto de Fiscalização a partir de sorteios públicos, que trata dos resultados dos exames realizados sobre vinte e nove ações de Governo executadas na base municipal de Água Nova/RN.

O relatório da CGU foi emitido em 2009 e o valor total das ações que foram auditadas foi de R$ 2.733.336,56.

Algumas constatações:

- Presidente da Comissão Permanente de Licitação declara não ser "preparado para fazer licitação".

De acordo com declarações obtidas de dois dos três membros da CPL os processos licitatórios são conduzidos integralmente por um dos membros, que não é servidor efetivo do município.

O presidente da Comissão Permanente de Licitação declarou que "não é preparado para fazer licitação", que sua participação nos processos licitatórios "restringe-se a participar da sessão de abertura de envelopes e assinar documentos".

- A Prefeitura realizou despesas com amortecedores, embreagens e carburadores para o veículo que faz o transporte escolar no município durante o período de garantia de peças idênticas que haviam sido adquiridas para esse mesmo carro.

De acordo com as notas fiscais apresentadas pela Prefeitura teriam sido comprados duas vezes em 45 dias o kit de embreagem, amortecedores e radiador do veículo utilizado no transporte escolar.

E outras constatações que são encontradas em quase todas as fiscalizações:

- Os profissionais de saúde não cumprem a carga horária semanal prevista para atendimento no Programa de Saúde da Família-PSF;

- Conselho Municipal de Saúde não se reúne regularmente;

- Aquisição de medicamentos básicos em desacordo com o Plano Estadual de Assistência Farmacêutica;

- Armazenamento inadequado dos medicamentos;

- Fracionamento de despesas nas aquisições de medicamentos;

- Falta de medicamentos para atendimento à população.

Fontes: MPF e CGU.

Economia do RN: exportação de minério de ferro através do porto de Natal


Economia do RN: exportação de minério de ferro através do porto de Natal

O embarque de 30 mil toneladas de minério de ferro extraídas em Cruzeta (RN) foi acompanhado pela governadora Rosalba Ciarlini na manhã desta sexta-feira (23). Esse é o primeiro carregamento do mineral que sairá do Porto de Natal no do navio de bandeira chinesa “Shao Shan 1″.

Acompanhada do vice-governador Robinson Faria, do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Benito Gama, e do diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Emerson Fernandes, falou sobre o potencial existente no Rio Grande do Norte para a expansão do Porto.

“Este primeiro embarque é emblemático porque mostra a disposição do Governo em ampliar e modernizar o Porto de Natal”, declarou a governadora.

A operação mostra a reestruturação do equipamento de infraestrutura e o potencial no setor de mineração que o Rio Grande do Norte tem em seu solo. Segundo informações da Codern, pelo menos um navio de minério de ferro deve ser abastecido por mês com o produto durante os próximos seis meses no Porto de Natal.

O Porto de Natal  precisa de uma grande reforma não só pela Copa 2014 mais também pelo desenvolvimento que o RN deverá ter nas próximas décadas, sendo necessária uma reforma.

Fonte: Pádua Campos

Oportunidade de estágios: PGJ-RN

Oportunidade de estágios: PGJ prorroga prazo de inscrições para concurso de estagiários

Os alunos dos cursos de Administração de Ciência Contábeis também poderão participar do VI Concurso para credenciamento de Estagiários para a Área Administrativa.

O Edital nº. 045/2011 – PGJ – ADITIVO foi publicado hoje, 23, acrescentando ao concurso as duas áreas.

Com a alteração o prazo de inscrições foi prorrogado até dia 07 de outubro de 2011. O concurso prevê inicialmente cinco vagas, mas está prevista a formação de cadastro de reserva para Natal e Mossoró.

Clique AQUI e veja o quadro de vagas.