terça-feira, 15 de janeiro de 2013

da folha: Assessor que recebeu verba cuidava de emendas de Henrique Alves


Sócio de uma empresa que recebeu verbas do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) mesmo sendo seu assessor, Aluizio Dutra de Almeida deixou o cargo ontem.

Conforme a Folha revelou, a empresa de Aluizio Almeida recebeu recursos por meio das emendas parlamentares indicadas pelo próprio Henrique Alves. As emendas são as cotas que cada deputado federal e senador tem direito no Orçamento da União.

Era Almeida quem cuidava das emendas no gabinete do deputado federal, disse o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.

Primo de Henrique Alves, favorito para assumir o comando da Câmara a partir do próximo mês, Garibaldi disse ter tratado do encaminhamento de verbas com Almeida, que era assessor de Henrique Alves desde 1998.

Leonardo Prado/Agência Câmara
O deputado Henrique Alves, favorito na disputa à presidência da Câmara
O deputado Henrique Alves, favorito na disputa à presidência da Câmara
DOBRADINHA

Garibaldi era senador até o fim de 2010, antes de virar ministro, e ainda tem emendas em execução.

Ele foi procurado pela reportagem porque uma emenda sua de R$ 120 mil também foi parar na Bonacci Engenharia e Comércio Ltda., a empresa do até ontem assessor de Henrique Alves.

O ministro disse, porém, que desconhecia que Almeida fosse sócio da Bonacci.

A empresa foi contratada pela Prefeitura de Campo Grande (RN) para construção de um pórtico. O convênio dela com o Ministério do Turismo ainda está em vigência.

Garibaldi contou que não se recorda de ter tratado especificamente desse convênio com o assessor de Henrique Alves, mas disse que discute com ele o tema em nome do gabinete do deputado.

"O Aluizio trata das emendas [...] Aqui, acolá, nós reforçamos esses pedidos, para o Henrique, e a ele às vezes também", disse.

"Eu e Henrique nos elegemos em conjunto, ele para deputado e eu para senador. Às vezes, apresentamos emendas juntos", afirmou o ministro.

E continuou: "Quando se trata de uma emenda para a gente reforçar [o pedido no governo], Aluizio Dutra já tratou disso comigo, claro", afirmou o ministro. "Não é muito comum porque Aluizio não é meu assessor."

Pelo menos três prefeituras do Rio Grande do Norte contrataram a Bonacci por meio de emendas indicadas por Henrique Alves.

O mecanismo funcionou assim: o deputado indicou o destino da verba, o governo federal liberou o recurso, que foi parar na empresa do assessor por meio de convênios dela com prefeituras.

Henrique Alves conta com o apoio dos partidos da base de sustentação do governo Dilma e com siglas de oposição para ocupar a presidência da Câmara, segundo cargo na linha sucessória da Presidência da República.

Alves manteve a previsão de, a partir de hoje, se reunir com líderes políticos de 11 Estados em sua campanha para a eleição na Câmara, que acontece no dia 4.

Apoio


Sem citar as reportagens da Folha, o deputado André Vargas (PT-PR), escolhido pelo PT para ser vice de Alves, divulgou nota em defesa do peemedebista.

"Nós do PT apoiamos Henrique Eduardo Alves pela sua experiência e por entendermos que o PMDB tem sido fundamental para a governabilidade. A grande maioria dos partidos também entende assim e, por isso, estamos otimistas com a vitória."

Um dos primeiros a anunciar o apoio ao peemedebista, o PPS adotou um discurso de cautela. "É preciso aguardar as explicações", disse o presidente da sigla, deputado Roberto Freire (SP).

Para o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), adversário de Alves na disputa, as suspeitas reforçam a linha de sua campanha --de que é necessário novas práticas no comando do Legislativo.

OPOSIÇÃO

Além de Garibaldi, a empresa de Aluizio Dutra de Almeida recebeu R$ 130 mil de uma emenda parlamentar do senador e presidente do DEM, José Agripino (RN) para uma obra iniciada no ano passado na cidade de São Rafael.

Agripino disse que só indicou a emenda para a prefeitura, desconhecendo, segundo ele, a existência da Bonacci. "Não sabia que esse Aluizio Dutra tinha empresa."
Colaborou MÁRCIO FALCÃO, de Brasília
Mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário