sexta-feira, 26 de abril de 2013

Notas e comentários XIV


FÉRIAS...
Depois de alguns dias sem atualizar este blog, agradeço aos fiéis leitores que continuaram acessando este endereço todos os dias. A partir de amanhã postarei inúmeras informações acumuladas durante este recesso.

EDITAIS
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG/UERN) divulga a publicação de dois editais de Iniciação Científica. Através do EDITAL N° 002/2013-DP/PROPEG/UERN serão selecionados projetos, orientadores e discentes bolsistas e voluntários para o Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PIBIC/UERN). O EDITAL N° 003/2012-DP/PROPEG/UERN seleciona projetos, orientadores e discentes, bolsistas e voluntários para Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico da UERN (PIBITI/UERN). Os prazos para submissão de propostas e demais orientações devem ser consultadas nos editais.


Embrapa completa 40 anos

Criada em 26 de abril de 1973 como principal instrumento na reformulação da pesquisa agropecuária brasileira, a Embrapa foi parte efetiva da revolução agrícola que tornou o Brasil um dos líderes mundiais em tecnologias para agricultura tropical. Saiba mais…


Câmara tem 72 horas para explicar projeto contra STF

Determinação é do ministro Toffoli, relator do mandado de segurança protocolado por PSDB e PPS que barra a tramitação de PEC. Prefeituras devem enviar cronograma de ações para a STN até 31 de maio. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que os Municípios terão até o dia 31 de maio para enviar o cronograma de ações da nova contabilidade municipal para os Tribunais de Contas e para a Secretaria do Tesouro Nacional (STN). É o que determina a Portaria STN nº 753/2012. De acordo com a Portaria, o envio do novo cronograma à STN visa construir um banco de dados que contenha a evolução da implementação das regras e procedimentos constantes no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP). MAIS AQUI

MILHO PARA O RN
O diretor de Abastecimento da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab), Marcelo Melo, comunicou ao presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, a realização de mais dois leilões para recompor os estoques de milho para ração animal no Rio Grande do Norte. Segundo  Marcelo Melo, 12 mil toneladas serão leiloadas nesta sexta-feira (26) e outras 15 mil na 1ª semana de maio. O milho será suficiente para abastecer o estado até o fim do próximo mês.

Atualmente os armazéns da Conab, em Natal e no interior do Rio Grande do Norte dispõem de 2.500 toneladas de milho. “Outras 5 mil toneladas, de um leilão que realizamos em março, estão a caminho do estado”, informou o diretor. A previsão de chegada é até dia 8 de maio.  

As 12 mil toneladas de milho que serão compradas no leilão desta sexta-feira (26), vão chegar por navio, em Natal, e serão distribuídas para os armazéns de Assú, Caicó, Currais Novos , João Câmara, Mossoró, Umarizal e Natal.

Meio Ambiente

Programa ERA: Municípios como futuros geradores de energias renováveis


CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS: Universidade Católica Portuguesa

Encaminhamos a Vossa Senhoria, para fins de divulgação no âmbito desse Campus/Faculdade/Departamento, o link de divulgação da Universidade Católica Portuguesa no Ciências sem Fronteiras.
O programa Ciência sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Neste sentido solicitamos de Vossa Senhoria que se proceda ampla divulgação do programa em pauta.

Base aliada: ou aprende a lidar com ela ou vira adubo...


Fala-se e escreve-se muito sobre as relações dos gestores de plantão com suas respectivas ‘bases aliadas’. Da presidente aos prefeitos de quase todos os municípios, tem-se uma única certeza sobre essa figura mitológica (e fisiológica) da política brasileira: sempre existirão descontentes, insatisfeitos, rebeldes...

A proporção de aliados, pero non muchos, satisfeitos é diretamente proporcional ao tamanho e a heterogeneidade da ‘base’. Quanto maior o número de lideranças ávidas por um quinhão no governo menor é possiblidade que o gestor tem de atendê-los e quanto mais heterogêneo for o grupo maiores são as possibilidades de embates internos pela ocupação de espaços.

Aliás, postulo a hipótese de que o maior erro que os gestores cometem é querer agradar todos a todo o momento, ou seja, crescer demais é um risco; ampliar e fatiar demais o governo idem.

Existe uma frase atribuída a John F. Kennedy que diz: “Não conheço nenhuma fórmula infalível para obter o sucesso, mas conheço uma forma infalível de fracassar: tentar agradar a todos.”

Quando os interesses de grupo e/ou indivíduos crescem muito acabam, inevitavelmente, por se chocar com os interesses do próprio governante e daí para os descontentes quererem não mais uma fatia, mas todo o bolo, é apenas uma questão de tempo.

A expressão ‘fogo amigo’, utilizada no meio político, para referir ataques desferidos por correligionários, refere-se, verdadeiramente, as disputas por ocupação de espaços cada vez maiores na estrutura governamental para viabilizar voos mais altos.

Conclusão: o grande líder é aquele que é capaz, usando uma metáfora da biologia, de identificar quando a relação deixa de ser mutualística (aquela em que as espécies não conseguem viver separadamente) e se torna cada vez mais parasitária (que pode levar a morte, neste caso, morte política).

Eis a grande tarefa do animal político: atrair o maior número possível de aliados, ‘alimentá-los’ e controlar os impulsos ‘parasitários’ que seguramente os acometerão em algum momento.

Não é fácil, mas quem não aprende rapidamente tal lição vira adubo. É o mecanismo implacável da seleção natural...

Encontro de Economia Baiana recebe artigos até 27 de maio


Está aberta a submissão de artigos para o IX Encontro de Economia Baiana (EEB). Nesta edição o Encontro terá como tema o “Dinamismo e a Integração Econômica da região Nordeste no Brasil”, e ocorrerá nos dias 19 e 20 de setembro, em Salvador. Os realizadores do EEB são a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e o Mestrado de Economia da UFBA.

O IX Encontro de Economia Baiana faz um convite à reflexão sobre as perspectivas e possibilidades de se alcançar um novo patamar de desenvolvimento para o Nordeste, com maior crescimento econômico e melhoria na geração de emprego e renda para os diferentes estados. O objetivo do evento é fortalecer o pensamento e as ações relacionadas com a economia baiana e regional, e assim, contribuir para criar novas perspectivas para o Estado.  As edições do EEB costumam reunir cerca de 800 participantes, entre estudantes, pesquisadores, gestores públicos e demais interessados.  Além da apresentação dos artigos inscritos, especialistas de renome convidados apresentam palestras.

Este ano, a programação constará de artigos selecionados nas áreas de Economia Regional, Economia Baiana e Financiamento do Desenvolvimento, além de palestras de especialistas convidados. Técnicos, pesquisadores e estudiosos da questão do desenvolvimento baiano deverão encaminhar seus trabalhos até o dia 27 de maio, visando contribuir para articular e aprofundar o pensamento econômico, além de propor soluções aos múltiplos desafios que estão postos.

Os trabalhos inscritos vão concorrer a prêmios nas categorias Economia Baiana, Economia Regional e Financiamento do Desenvolvimento, e o melhor produto de cada categoria receberá R$ 4.000,00 (quatro mil Reais), conforme avaliação da Comissão Científica do Encontro. Premiação total de R$ 12.000,00 (doze mil Reais).  O campo para submissão dos artigos estará disponível no site www.eeb.ufba.br a partir de 27 de abril, veja Normas e Procedimentos aqui.

O Encontro de Economia Baiana foi criado em 2005 com o propósito de debater, entre os diferentes segmentos da sociedade, assuntos de grande relevância que possam subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas, sendo escolhidos temas que auxiliem o poder público a tomar decisões em benefício do desenvolvimento do estado.

Glauber Rêgo NO TJ: lídima justiça

Os seis advogados que concorrem à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) têm dez dias para apresentar a documentação necessária para a disputa pela cadeira deixada pelo desembargador Caio Alencar. A solicitação dos documentos foi publicada ontem e, com isso, a escolha do novo desembargador deve ficar para o mês de maio.
Alex FernandesIndicação de Glauber Rego foi revogada após processo ter sido contestado por advogadaIndicação de Glauber Rego foi revogada após processo ter sido contestado por advogada

De acordo com a Portaria nº 700/2013-TJ, publicada no Diário da Justiça, os advogados Magna Letícia Câmara, Artêmio Azevedo, Marisa de Almeida Diógenes, Verlano Medeiros, Glauber Rêgo e Priscila Coelho Barreto deverão apresentar os documentos que servirão de parâmetros para os desembargadores fundamentarem o voto em cada candidato referente aos critérios de reputação ilibada e notável saber jurídico.

Com base no que foi decidido pelo Conselho Nacional de Justiça no Procedimento de Controle Administrativo  publicado no Diário da Justiça eletrônico CNJ nº 71/2013, a votação será aberta, nominal e com justificativa de votos de cada desembargador para a escolha dos membro da OAB que vão figurar na nova lista tríplice que será encaminhada à governadora Rosalba Ciarlini. 

Os candidatos deverão apresentar na Secretaria Geral do TJRN fotocópia autenticada dos documentos que comprovem os dados lançados no curriculum vitae oferecido quando da inscrição do processo eleitoral para eleição direta do Quinto Constitucional; certidões ou declarações negativas atualizadas das Justiças Federal, Eleitoral, Estadual e Militar, do Tribunal de Contas da União, do Tribunal de Contas do Estado, do Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa do CNJ; e dos entes públicos ou órgãos jurisdicionais, em que tenha trabalhado nos últimos dez anos, constando a informação de que não foi demitido ou exonerado a bem do serviço público.

Entenda o caso

Pós Graduação no RN: Evolução do Número de Títulos de Mestrados (1996-2009)

Por Aldemir Freire


Na semana passada o Centro de Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação,  divulgou o estudo “Mestres 2012: Estudos da demografia da base técnico-científica brasileira“.
O referido documento mostra que, entre 1996 e 2009, foram concedidos no RN 4.217 títulos de mestrado. Mais importante ainda é que o estudo demonstra que entre meados da década de 90 e final da década passada o número de titulações de mestrado concedidas anualmente no estado teve um significativo crescimento.
Entre 1996 e 1998 foram concedidos no estado em média 116 título de mestre por ano. No biênio 2008-2009 essa média subiu para 593 titulações anuais.
Esse movimento de forte expansão da pós graduação no estado acompanhou uma tendencia nacional, todavia com mais intensidade do que o registrado no Brasil. Em 1996 foram concedidos no país 10.389 títulos de mestre, em 2009 esse número havia saltado para 38.800.
Mestrado RN total
No Nordeste, entre 1996 e 2009, foram titulados 42.763 novos mestres. Abaixo um gráfico mostrando a titulação dos mesmo por Unidade da Federação da Região. Nesse ranking o RN ocupa a 5ª colocação.
Mestrado Nordeste
No Rio Grande do Norte o maior número de titulações ocorreu na área de Ciência Humanas, com um 1.073 titulações no período. Em segundo lugar aparece as engenharias, com 904 títulos de mestre concedidos entre 1996 e 2009. Importante registrar que a partir de 2006 ocorreu uma forte expansão das titulações em engenharias, chegando em alguns anos (como em 2009) a ultrapassar o número de titulações em humanas.
Outra área que vem se destacando nos últimos anos no estado são os títulos de mestrado em Ciências da Saúde.
mestrado área de conhecimento rn

STF X CÂMARA DOS DEPUTADOS


Toffoli dá 72 horas para Câmara explicar proposta que limita o Supremo

Ministro é relator de uma ação de autoria do PSDB e do PPS pedindo a suspensão da proposta que submete decisões do STF ao Legislativo

José Antonio Dias Toffoli durante julgamento do mensalão, em 13/09/2012
Ministro Toffoli: 72 horas para Câmara explicar PEC que limita o STF (Nelson Jr./SCO/STF)
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Antônio Dias Toffoli estabeleceu nesta sexta-feira prazo de 72 horas para a Mesa Diretora da Câmara e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, Décio Lima (PT-SC), se manifestarem sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que submete decisões da corte ao Congresso Nacional. Toffoli é relator do mandado de segurança que pede a suspensão da tramitação da PEC, protocolado por PSDB e PPS.
A proposta, de autoria do deputado petista Nazareno Fontelles (PT-PI), passou pela CCJ da Câmara sem sequer ser debatida e com a participação de deputados condenados do STF pelo escândalo do mensalão. A aprovação abriu uma crise entre o Congresso e a suprema corte. Para tentar conter os ânimos, o presidente da Câmara decidiu adiar a instalação da comissão especial que analisará a proposta antes de ser votada em plenário. Henrique Alves encomendou um estudo jurídico para avaliar se ela viola preceitos fundamentais do equilíbrio entre os poderes.
Na ação encaminhada ao tribunal, os partidos de oposição argumentam que a PEC fere uma cláusula pétrea da Constituição porque desfigura a independência dos poderes da República. O mandado de segurança pede a concessão imediata de uma liminar que suspenda a tramitação da proposta e solicita que o STF determine o arquivamento da PEC. O ministro Toffoli pretende ouvir a Câmara antes de deliberar sobre o caso. O prazo de 72 horas começará a ser contado após a Câmara ser notificada, o que deverá ocorrer ainda nesta sexta-feira.
De acordo com a proposta, as decisões do STF sobre as chamadas ações diretas de inconstitucionalidade (Adin) terão de ser analisadas pelo Legislativo. Outro ponto do texto estabelece que as súmulas vinculantes (mecanismo editado pelo STF que deve ser seguido por todas as instâncias do Judiciário) também serão submetidas ao crivo do Congresso antes de entrar em vigor. Caso os parlamentares rejeitem as decisões do Supremo no julgamento de uma Adin, o tema será decidido por meio de consulta popular.
Se aprovada pela comissão especial da Câmara, a PEC seguirá para o plenário, onde será submetida a votação em dois turnos. Depois, também será necessário passar pelo Senado. Ou seja, a partir de agora, a agilidade de sua tramitação no Legislativo dependerá do interesse do Palácio do Planalto e dos maiores partidos, essencialmente da dupla PT e PMDB.
Reação - A aprovação da PEC na CCJ provocou reação imediata dos ministros do Supremo nesta semana. Para o ministro Marco Aurélio Mello, a proposta “ressoa como retaliação” a decisões recentes da corte, como a condenação de 25 réus do mensalão. O ministro Gilmar Mendes afirmou que os deputados "rasgaram a Constituição". Em nota, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, disse que a PEC "fragilizará a democracia" se for aprovada.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, também se pronunciou contra a proposta. “À primeira vista, é algo que causa perplexidade do ponto de vista constitucional”. Segundo ele, a PEC “não parece casar muito bem com a harmonia e independência entre os poderes”.

Crise - A tensão entre os poderes acirrou-se no ano passado quando o ex-presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), prometeu acelerar a tramitação de projetos que redefinem o papel institucional do Supremo em retaliação à decisão da corte relativa à perda de mandato dos parlamentares condenados pela Justiça. Outro ponto de atrito foi uma liminar do ministro Luiz Fux, que retardou a aprovação do Orçamento na esteira de uma decisão sobre a votação de vetos presidenciais à nova Lei de Royalties.

Na noite desta quarta-feira, horas depois da votação da PEC na CCJ, o ministro Gilmar Mendes paralisou a tramitação do projeto de lei que cria obstáculos à criação de novos partidos, proposta que condiz com a vontade do Palácio do Planalto. Governistas interpretaram a decisão como uma resposta ao avanço da PEC de Nazareno Fonteles.

Reinaldo Azevedo: Nossos bolivarianos em ação
Ricardo Setti: Absurdo! É um golpe de estado
(
Com Estadão Conteúdo)

RN: AÇÕES para enfrentamento da seca

O Governo do Rio Grande do Norte deverá apresentar ao Ministério da Integração Nacional, nas próximas semanas, um plano de trabalho detalhando as ações a serem implementadas para enfrentamento da seca no estado.

O assunto foi tema de uma audiência ontem entre o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e a governadora Rosalba Ciarlini, em Brasília.

Além das ações de assistência imediata à população e da perfuração de poços artesianos, que já somam R$ 17,3 milhões, o Ministério tem assegurado ao RN recursos para obras  que prometem garantir segurança hídrica.

Ontem, o ministro Fernando Bezerra Coelho ratificou que estão garantidos ao Rio Grande do Norte R$ 270 milhões, por meio do PAC Seca. Os recursos contemplam, por exemplo, a ampliação do sistema adutor integrado do município de Pendências, a implantação de sistemas de abastecimento em Apodi, construção do sistema adutor Umari-Campo Grande e a implantação de uma subadutora no município Governador Dix-Sept Rosado. 

As obras vão beneficiar mais de 120 mil pessoas em oito cidades potiguares, num investimento de aproximadamente R$ 42 milhões.  “O Estado está providenciando a documentação para dar a ordem de serviço dos empreendimentos”, disse o ministério.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil também já autorizou o repasse de mais R$ 12,4 milhões para novas ações emergenciais no estado, o que inclui o reforço da Operação Carro-pipa e compra de alimentação para rebanho. 

mpf: novas ferramentas de transparência


O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, lançou na quinta-feira (25), em Brasília, três novas ferramentas de transparência da atuação institucional do Ministério Público Federal (MPF), disponíveis no Portal da Transparência da instituição (www.transparencia.mpf.gov.br). O lançamento ocorreu durante a abertura do Seminário sobre Acesso à Informação no MPF.

O primeiro serviço é a consulta judicial e extrajudicial de todos os feitos que tramitam no MPF (AQUI) e a segunda ferramenta é o Diário Eletrônico, no qual todos os atos oficiais da instituição são publicados, como portarias e termos de ajustamento de conduta (AQUI).

A terceira novidade é a disponibilização do mapa da atuação institucional (AQUI), que exibe as ações movidas na área cível e criminal, classificadas por unidade do MPF e por tema. “Qualquer pessoa pode consultar as ações que tramitam no Distrito Federal, por exemplo, quantas ações penais existem em relação a cada tema, como lesão corporal, homicídio e crimes contra a Administração Pública”, esclareceu o secretário-geral adjunto do MPF, Danilo Dias.

rn: ferrovia e fábrica de barrilha



Economista da entidade considera que projetos serão importantes para viabilizar infraestrutura e desenvolvimento econômico
Por Moisés de Lima
Governo pretende resgatar a fábrica para produção de barrilha em Macau (Foto: Prefeitura de Macau)
A Federação das Indústrias do RN (Fiern) considera que os projetos de construção de uma ferrovia para ligar Natal a Mossoró e de uma fábrica de barrilha com polo químico nas regiões produtoras dependem de investimentos externos realizados por empresas que tenham experiência no setor. A assessoria econômica da entidade avalia que o Estado terá que atrair corporações internacionais ou do Sudeste brasileiro.
As duas ideias serão apresentados pelo governo estadual na próxima terça-feira (30) na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes, quando ministros, governadores e secretários de Estado participam de rodadas de negócio na terceira edição do Annual Investment Meeting (AIM), evento que acontece entre 30 de abril e 3 de maio para apresentar oportunidades a investidores internacionais.
Para Sandra Cavalcanti, gerente da Unidade de Economia e Estatística da FIern, a implantação da ferrovia entre as duas cidade será uma grande alavanca para dotar o estado de uma infraestrutura necessária ao transporte de produtos produzidos no RN, “ O estado precisa escoar mercadorias, pois Mossoró sempre foi um polo exportador de produtos como calcário, sal marinho, frutas e cerâmica”, destaca a economista.
Ela destaca que no passado, o Rio Grande do Norte tinha duas linhas ferroviárias destinada ao transporte de mercadorias: Natal –Macau e Mossoró-Souza que foram desativadas paulatinamente por ações governamentais.
Sandra explica o mercado consumidor interno do RN é muito pequeno para atrair grandes corporações. “A presença de uma ferrovia seria um fator de atração para que elas aqui se instalassem, produzissem e vendessem para fora” ,
Barrilha
Sobre o resgate da fábrica de barrilha, onde um dia funcionou a Alcanorte em Macau, a economista opina que se faz necessária uma avaliação apurada da tecnologia que deverá ser empregada para a reativação do empreendimento. “É preciso verificar qual o investimento tecnológico e o custo da energia que será empregada para a produção de barrilha”, avalia.
Todavia, Sandra Cavalcanti afirma que a fábrica seria uma grande oportunidade para agregar valor para produção, absorção de mão de obra qualificada e a possibilidade de alavancar o crescimento da economia local. “Temos apenas que verificar se a tecnologia empregada ainda está atualizada”, finaliza.
A verdade é que os dois projetos, apesar de importantes para o RN, não são atrativos para investidores privados. O transporte ferroviário no Brasil nunca foi prioridade e, por isso mesmo, apenas engatinha e a fábrica de barrilha em Macau faz tempo que virou sucata...

transferências de recursos 2012: viçosa x taboleiro grande


Município: Viçosa
UF: RN
Ano: 2012

Mês
FPM
ITR
IOF
LC 87/96
LC 87/96-1579
CIDE
FEX
FUNDEF
FUNDEB
Total
01
403.611,21
57,68
0,00
117,70
0,00
4.440,32
0,00
0,00
77.569,45
485.796,36
02
488.229,05
4,95
0,00
117,70
0,00
0,00
0,00
0,00
83.861,77
572.213,47
03
331.585,49
0,00
0,00
117,70
0,00
0,00
0,00
0,00
67.086,76
398.789,95
04
417.906,49
0,00
0,00
117,70
0,00
2.895,70
0,00
0,00
94.297,90
515.217,79
05
467.398,81
0,00
0,00
117,70
0,00
0,00
0,00
0,00
85.791,42
553.307,93
06
398.854,28
0,00
0,00
117,70
0,00
0,00
0,00
0,00
77.582,96
476.554,94
07
297.851,06
0,00
0,00
117,70
0,00
3.179,22
0,00
0,00
68.153,06
369.301,04
08
328.672,37
0,00
0,00
117,70
0,00
0,00
0,00
0,00
70.183,00
398.973,07
09
287.583,51
34,92
0,00
0,00
0,00
0,00
0,00
0,00
64.389,78
352.008,21
10
305.282,87
187,00
0,00
235,40
0,00
564,68
0,00
0,00
74.281,99
380.551,94
11
412.639,95
0,00
0,00
117,70
0,00
0,00
0,00
0,00
74.593,02
487.350,67
12
721.890,23
20,67
0,00
117,70
0,00
0,00
0,00
0,00
87.189,46
809.218,06
4.861.505,32
305,22
0,00
1.412,40
0,00
11.079,92
0,00
0,00
924.980,57
5.799.283,43


Município: Taboleiro Grande
UF: RN
Ano: 2012

Mês
FPM
ITR
IOF
LC 87/96
LC 87/96-1579
CIDE
FEX
FUNDEF
FUNDEB
Total
01
403.611,21
0,00
0,00
130,76
0,00
4.675,17
0,00
0,00
83.492,21
491.909,35
02
488.229,05
4,95
0,00
130,76
0,00
0,00
0,00
0,00
90.287,11
578.651,87
03
331.585,49
366,88
0,00
130,76
0,00
0,00
0,00
0,00
72.226,81
404.309,94
04
417.906,49
0,00
0,00
130,76
0,00
3.051,12
0,00
0,00
101.474,86
522.563,23
05
467.398,81
5,30
0,00
130,76
0,00
0,00
0,00
0,00
92.364,65
559.899,52
06
398.854,28
59,11
0,00
130,76
0,00
0,00
0,00
0,00
83.527,25
482.571,40
07
297.851,06
0,00
0,00
130,76
0,00
3.349,85
0,00
0,00
73.374,80
374.706,47
08
328.672,37
0,00
0,00
130,76
0,00
0,00
0,00
0,00
75.560,33
404.363,46
09
287.583,51
142,85
0,00
0,00
0,00
0,00
0,00
0,00
69.323,18
357.049,54
10
305.282,87
566,55
0,00
261,52
0,00
594,98
0,00
0,00
79.973,37
386.679,29
11
412.639,95
46,27
0,00
130,76
0,00
0,00
0,00
0,00
80.308,14
493.125,12
12
721.890,23
0,00
0,00
130,76
0,00
0,00
0,00
0,00
93.869,74
815.890,73
4.861.505,32
1.191,91
0,00
1.569,12
0,00
11.671,12
0,00
0,00
995.782,45
5.871.719,92