sábado, 22 de março de 2014

atenção prefeitos: Fim dos lixões em agosto parece utopia para municípios do alto oeste potiguar


A partir de agosto deste ano, todos os lixões a céu aberto deverão estar desativados. É o que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), prevista na Lei 12.305/2010.
Entretanto, cumprir os prazos estabelecidos é um desafio quase que impossível, ao menos para os municípios da tromba do elefante.
A situação é alarmante, pois mais de dois mil Municípios do país ainda possuem lixão e não devem conseguir cumprir essa data.
O prazo para fechamento dos lixões termina no dia 2 de agosto deste ano e a solução mais próxima para os municípios da região é a construção do aterro sanitário regional, mas é do conhecimento de todos que o projeto não tem avançado num ritmo capaz de atender a legislação.
Pelo atual cenário, ao vencer o prazo, os Municípios que não cumprirem a legislação ficarão impedidos de receber recursos federais para aplicar no setor, já que o Plano é critério básico de acesso à verba.
A CNM vem alertando, ainda, que o descumprimento possui como agravante o fato de que, caso não feche o lixão até a data prevista, o gestor municipal responderá por crime ambiental.
Também não é demais relembrar que a grande maioria das prefeituras já celebrou Termos de Ajustamento de Conduta com o MPRN para resolver a questão e nenhum cumpriu.

O tempo urge, já que resta pouco mais de quatro meses...

Nenhum comentário:

Postar um comentário