quinta-feira, 24 de julho de 2014

projetos de Henrique para "salvar" o rn (?) taxá-los de medíocres já é elogio

A assessoria de comunicação do candidato disponibilizou as ideias do Bacurau-mor para "salvar o RN do caos em que se encontra", conforme gosta de dizer.

Até dia desses a equipe do governo era composta por inúmeras indicações de Henrique e, salvo melhor juízo, o ex-secretário de segurança e seu partido (PTB) é um dos apoiadores do candidato.

Vamos ao conjunto de projetos para o "resgate do RN".

Segurança:
"'É preciso dar à segurança o orçamento necessário na sua quantidade e qualidade, qualificar a polícia, fortalecer o contingente policial. Quando Wilma era governadora, tínhamos 10 mil policiais e hoje existem apenas oito mil', comparou. A integração entre as polícias civil e militar é outra meta importante para o candidato do PMDB."

Realmente, o conjunto de metas alinhavadas é de uma pobreza que chega a emocionar.

Saúde:
"Henrique defendeu também melhorias estruturais e o aumento da resolutividade dos hospitais regionais no interior do Estado. Hoje, de acordo com o candidato, os hospitais do interior não conseguem atender a população, que acaba procurando os hospitais da capital. 'Esses hospitais regionais precisam estar capacitados para atender a média complexidade para que demandas de alta complexidade possam ficar concentradas no Walfredo Gurgel e em outro hospital a ser construído', avaliou."

O RN já tem uma rede hospitalar que não funciona e a solução é... Construir mais hospitais. 
Talvez a ideia salvadora seja construir o Hospital do Trauma, conforme idealizado pelo atual governo...

Educação:
"A melhoria da educação fundamental foi outro tema discutido na entrevista. Segundo Henrique Alves, perseguir a qualidade no ensino fundamental é uma de suas metas. 'A prioridade é no ensino fundamental porque é lá que a criança forma a base da sua educação, entra em contato com a leitura. Depois, esse aluno frequenta o ensino médio e profissionalizante e precisa chegar com essa bagagem do ensino fundamental. Já o ensino médio precisa estar aliado ao ensino profissionalizante, porque é nesse momento que o jovem vai precisar buscar emprego', disse.
Um sistema de metas na educação será implantado. 'Para chegar nessa caminhada com professores qualificados, escolas empenhadas, é preciso estimular, com premiação e reconhecimento, e remunerar aquelas bem sucedidas. Quem tem melhores resultados, precisa de reconhecimento, não só a escola, mas os dirigentes e professores, com qualificação salarial', apontou."

Pronto o foco do governo vai ser a educação fundamental, de responsabilidade, quase exclusiva, dos municípios... Como fará para melhorar os salários dos professores da rede municipal? Isso é coisa para outra oportunidade.

Sistema de metas? Mais um...?

Seca:
"No que diz respeito às ações de convivência com a seca e melhoria do abastecimento de água, Henrique Alves destacou a construção da barragem de Oiticica. 'É uma luta de 50 anos, que conseguimos resolver e iniciar agora. São mais 600 milhões de metros cúbicos de água e que vai se somar à Armando Ribeiro Gonçalves e à barragem de Santa Cruz. Mas é preciso também pensar na distribuição', disse, citando em seguida o programa de construção de adutoras no Governo Garibaldi Filho. 'Pretendo retomar com muita ênfase essa política, além de fortalecer a economia do meio rural', afirmou."

As soluções são realmente "inovadoras"... Por exemplo: a construção de enormes reservatórios é tão nova que remonta "somente" a época do Império... Enormes reservatórios e adutoras, realmente, nunca ninguém tinha pensado nisso...

Já "[...] fortalecer a economia do meio rural" é uma expressão, assim... mimosa, mas completamente destituída de significado, pois não se disse patavina de como isso será colocado em prática.  Aliás, a tal separação rural-urbano é coisa de um passado longínquo.


Currais Novos (?):
"Sobre Currais Novos, Henrique falou acerca da construção da adutora de engate rápido, que está sendo viabilizada por ele junto ao Ministério da Integração. Sem a adutora, a cidade ficaria sem água até o fim do ano, tendo em vista que a única fonte de abastecimento em vigor, o Açude Gargalheiras, tem menos de 8% da sua capacidade, na pior média da história. 'Uma cidade como Currais Novos, daquele porte e tradição, corre o risco de em novembro ficar sem água nas casas. Isso é inadmissível. Vamos conseguir a adutora para pegar água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves e resolver o problema', falou."

Coloquei uma interrogação lá para ilustrar o fato da enorme preocupação do candidato com Currais Novos, mas Luís Gomes, Pilões... Além de outros municípios do RN tiveram um colapso em seus sistemas de abastecimento, mas nada que tire o sono do candidato. Fica parecendo que só é inadmissível para cidade do porte de Currais Novos para lá...


É claro que as propostas do candidato (espero) não serão tão rasas como o que foi repassado a partir do que foi dito numa entrevista, mas é hora de estruturar algumas ideias e deixar de lado a babaquice de ficar anunciando apoio de pseudo-lideranças. A sociedade não é estúpida para seguir cegamente essa gente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário