sexta-feira, 22 de agosto de 2014

É A DEMOCRACIA...

Vamos renovar os políticos? A população tem deixado bem nítido que não está satisfeita com o que temos.

Isso fica evidente quando se observa o elevado números de pessoas que afirmam que vão anular o voto, votar em branco ou, abster-se de votar.

O que ocorre? O eleitor observa um discurso de mudança oferecido por aqueles que estão ou estavam até bem pouco tempo atrás no poder.

Evidentemente, que muitos não acreditam nos discursos.

O que fazer? Observar as alternativas. Aí a coisa fica mais feia ainda (com raras exceções).

Não tem jeito: o clima de insatisfação é generalizado. 

Como explicar esse fenômeno? O país progrediu (cresceu menos do que poderia do governo Dilma), as pessoas melhoraram de vida e...

Existe uma explicação econômica para a insatisfação generalizada: quanto mais as pessoas melhoram de vida, mais exigentes se tornam, pois passam a ter acesso a mais educação e informação.

As pessoas querem mais e passam a enxergar o governante de turno como incapaz de oferecer mais e melhores serviços públicos.

No RN, a insatisfação e a rejeição aos candidatos é maior por que as pessoas olham para os dois principais candidatos (Robinson Faria e Henrique Alves) e sabem que estão aí participando dos diversos governos desde a década de 1980.

Com Dilma e o PT vem ocorrendo algo como a saturação do modelo e a maioria da população acaba rejeitando a continuidade e isso, creio, não é raiva do PT ou por desconsiderar as conquistas (foram muitas e importantes), mas um processo natural que resulta da própria melhoria de vida das pessoas e do amadurecimento democrático.

O sentimento é de testar novas possibilidades que podem ser bem sucedidas ou não. Ademais, o mundo não acabará se o PT não reeleger Dilma, o PT continuará forte e competitivo e quem suceder não fará nenhuma loucura na presidência.

Aliás, estimular o discurso do medo em relação a Marina Silva é ressuscitar uma prática absurda da qual Lula foi vítima.

Também é possível que Dilma se reeleja e seja adiada por mais quatro anos a derrota do PT. 

Tenham calma. É do jogo democrático. Não precisa tratar quem não vota em Dilma como inimigo da Pátria, inimigo pessoal.

O que Lula fez ninguém tira. O que Dilma fez também, mas não se pode defender que ninguém mais fez ou que outros não tenham capacidade de realizar bons governos. Esse tipo de argumento não convence, no máximo, pode aborrecer mais gente ainda.

Registre-se que a baixaria e a repetição monotemática não é monopólio dos defensores do governo. Aliás, petistas e tucanos estão cada vez mais parecidos nos ataques a Marina.

Quando não estão apontando os defeitos uns dos outros (num vale tudo que vale tudo mesmo, inclusive furar o olho) descem a borduna em Marina.

Interessante é que os xingamentos denotam um enorme preconceito, pois mencionam, como se defeitos fossem, as características de Marina: pobre, velha, feia, mulher, evangélica, magra, negra...

Por reunir tantos "defeitos" é que Marina é a cara do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário