quarta-feira, 22 de outubro de 2014

desmatamento na Amazônia teve aumento de 290%

O desmatamento na Amazônia teve aumento de 290%, segundo dados de um monitoramento feito pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), da organização de pesquisa Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), de Belém (PA). De acordo com o estudo, só em setembro deste ano o desmatamento na Amazônia Legal chegou a 402 km², no mesmo periodo de 2013, os números eram de 103 km². 
Ainda segundo boletim do Imazon a perda florestal acumulada no período de agosto a setembro de 2014 chegou a 838 km². O periodo  corresponde aos dois primeiros meses do calendário oficial de medição do desmatamento, e o aumento foi de 191% em relação ao período de agosto a setembro de 2013, quando foram desmatados 288 km². 
Por região, os dados indicam que Rondônia e Pará foram os Estados mais atingidos pelo desmatamento em setembro. Depois de Rondônia que teve registro de um terço de toda a derrubada de árvores, Mato Grosso, Amazonas, Acre, Roraima e Tocantins, estão entre os mais desmataram, respectivamente. Além disso, 59% do desmatamento detectado em setembro de 2014 foi registrado em áreas privadas. O restante foi registrado em assentamentos de reforma agrária, 20%; Unidades de Conservação, 19%; e terras indígenas, 2%. 
O Imazon também divulgou números sobre a degradação florestal - áreas onde a floresta não foi inteiramente suprimida, mas foi intensamente explorada ou atingida por queimadas. Em setembro, as florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 624 km². Em relação a setembro de 2013 houve alta de 3.797%, quando a degradação florestal somou apenas 16 km². 
Da Agência CNM, com informações do Estado de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário