segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014: os derrotados e o futuro da política em Pau dos Ferros

Apenas impressões pessoais:

Os principais derrotados desta eleição no RN:
- Wilma de Faria: segunda derrota e talvez sem outra chance de entrar numa outra disputa para o senado;

- Henrique Alves: terceira (ou quarta) derrota para o executivo e, com o agravante momentâneo, de ficar sem mandato a partir da próxima legislatura. Atenuante: é o nome forte do PMDB  e o partido poderá alçá-lo a condição de Ministro de Dilma (basta Garibaldi retornar ao senado);

- José Agripino: fragilizou bastante sua condição de líder partidário no episódio com a candidatura de Rosalba. Ocorrerá uma revoada de aliados para outros partidos e o DEM estará em frangalhos para enfrentar as urnas em 2016.

- O "clã Rosado": derrotas de Sandra e Larissa e Fafá e Leonardo. Tornaram-se sem mandatos. O trio Betinho-Rosalba-Carlos conseguiu eleger Betinho Segundo para deputado federal, mas perdeu substância e densidade eleitoral.

----------------------------------------------------------

Em Pau dos Ferros

O recado das urnas foi seco: repúdio a aliança bicudo-bacurau e as esquisitices protagonizadas por Henrique Alves. O Bacurau-Mor se comportou como um iniciante, descaracterizado e sem discurso. A 'pane' e a falta de rumo na campanha eram nítidas, mas os condutores do processo não perceberam os sinais.

Quem fez a leitura correta sobre o cenário eleitoral? Sem dúvida foi Fabrício Torquato quem percebeu a "nau sem rumo" que era a campanha de Henrique e optou por não afundar junto com o barco pmdbista.

O prefeito saiu mais forte com o resultado eleitoral alcançado, mas faço a seguinte indagação:
- O que ocorrerá se uma nova aliança juntar adversários de outrora?

Ou:
O eleitor de 2014 que reprovou a união de "cobra-d'água com jacaré" aceitará uma nova aliança em tais padrões para 2016?

O bom  estrategista é aquele que aprende continuamente e não toma decisões precipitadas ou movido pelo calor das emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário