sábado, 30 de maio de 2015

transposição do rio são francisco: sabe quando o alto oeste potiguar será beneficiado? talvez em 2019

Leiam:

"Um dos objetivos do seminário sobre as obras de transposição do rio São Francisco (veja AQUI), organizado em Mossoró pelo deputado Beto Rosado (PP), foi debater o projeto do ramal Apodi. O evento aconteceu ontem à tarde no auditório do Hotel Villa Oeste, em Mossoró.

O ramal vai levar água para a região do Alto e Médio Oeste do Estado, beneficiando municípios como Pau dos Ferros, que sofre com a falta de chuvas, passando pela barragem de Santa Cruz, em Apodi, e pelo rio Mossoró, até desembocar no mar, em Areia Branca.
A discussão foi levantada pelo deputado Beto Rosado, que tem acompanhado a execução das obras no São Francisco e observou que o projeto do ramal ainda não havia sido concluído, embora estivesse previsto.

"Estávamos correndo o risco de termos os eixos principais levando água para a Paraíba e o Ceará, sem que os canais que estenderiam a obra para o Oeste do Rio Grande do Norte. Por isso entramos nessa luta pela licitação do ramal”, destacou Beto Rosado.

A Beto Rosado e a todos os presentes, o ministro da Integração, Gilberto Occhi, falou pela primeira vez que o projeto executivo do ramal ficará pronto em um mês e que a sua intenção é licitar a obra no segundo semestre deste ano. “Vamos buscar incluir o ramal entre as obras do PAC 3, para que a sua construção seja iniciada em 2016 com prazo de 36 meses para conclusão”, afirmou Occhi.
Com informações da Assessoria de Imprensa de Beto Rosado." via blog Carlos Santos
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O que podemos dizer sobre essa nova promessa?

É apenas mais uma promessa que um Ministro faz sobre os 'benefícios' que o RN terá com a transposição. Outro já fez isso.

Leiam a matéria da TN no início de 2013: "Águas do rio chegam ao RN em 2015".

Ressalto o trecho:
"A recuperação de açudes é uma necessidade primária. Segundo Fernando Bezerra, os açudes de Angicos, Pau dos Ferros, Santa Cruz e a barragem Armando Ribeiro Gonçalves serão recuperados ainda esse ano. " (o ministro Bezerra anunciou que diversos reservatórios potiguares seriam recuperados ainda em 2013. O que aconteceu?)

A transposição começou em 2007 e a previsão era concluir no final de 2012. Cronograma de obra pública no Brasil é feito para ser descumprido e em 2013 o ministro "informou" que a água chegaria ao RN em 2015. Não chegará.

E a região do Alto Oeste nem projeto tem.

A "promessa" da vez é "buscar incluir a obra no PAC 3". Caso seja incluída, talvez, quem sabe... a obra poderá iniciar em 2016 e a conclusão? 2019... Pós Dilma...

Que coisa hein?

Resta aos potiguares da região mais castigada pela seca a certeza que vão continuar dependendo dos carros pipas. Aliás, para a operação pipa o tal ministro já "tranquilizou" os sedentos e cada vez mais "sebentos" (vai faltar água para tomar banho) moradores da região que não faltará dinheiro.

A "indústria da seca" agradece.

Apenas para registro: o Alto Oeste foi a região que deu a maior proporção de votos a presidente Dilma, salvo melhor juízo. E agora fomos informados por seu ministro que não será ela a entregar e inaugurar a obra. Não será Dilma e, provavelmente, nem outro(a) que lhe suceder.

Triste sina severina...

Nenhum comentário:

Postar um comentário