sábado, 18 de julho de 2015

As metas da transposição do Velho Chico deixaram o RN para o dia de São Nunca. Cruel, muito cruel...

Leiam o trecho da página do Ministério da Integração:

"As obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco deverão ser concluídas em 2016. Para aperfeiçoar o gerenciamento, o Ministério da Integração Nacional implantou, em 2011, um novo planejamento. Foi estabelecido um novo modelo de licitação, contratação e monitoramento com seis trechos de obras (Metas 1N, 2N, 3N, 1L, 2L e 3L).

  • META 1L - Meta Piloto (16 km): Compreende a captação no reservatório de Itaparica até o reservatório Areias, ambos em Floresta (PE). É uma meta piloto para testes do sistema de operação. A Meta 1L apresenta 93,3% de conclusão.  As obras estão localizadas em Floresta (PE).
  • META 2L - (167 km): Inicia na saída do reservatório Areias, em Floresta (PE), e segue até o reservatório Barro Branco, em Custódia (PE). A Meta 2L apresenta 76,4% de execução. As obras passam pelos municípios de Floresta (PE), Custódia (PE) e Betânia (PE).
  • META 3L - (34 km): Este trecho está situado entre o reservatório Barro Branco, em Custódia (PE), e o reservatório Poções, em Monteiro (PB). A Meta 3L apresenta 37,7% de execução. As obras passam pelos municípios de Custódia (PE), Sertânia (PE) e Monteiro (PB).
  • META 1N - (140 km): Vai da captação do rio São Francisco, no município de Cabrobó (PE), até o reservatório de Jati, em Jati (CE).  A Meta 1N apresenta 77,3% de execução.  Compreende os antigos lotes 1, 2, 3, 4 e 8 de obras. As obras passam pelos municípios de Cabrobó (PE), Terra Nova (PE), Salgueiro (PE), Verdejante (PE) e Penaforte (CE).
  • META 2N - (39 km): Começa no reservatório Jati, no município de Jati (CE), e termina no reservatório Boi II, no município de Brejo Santo (CE). A Meta 2N apresenta 55,6% de execução e funciona 24 horas por dia. Compreende o antigo lote 5 de obra. Este trecho passa pelos municípios de Jati, Brejo Santo e Mauriti, no estado do Ceará.
  • META 3N - (81 km): Estende-se do reservatório Boi II, no município de Brejo Santo (CE), até o reservatório Engenheiro Ávidos, no município de Cajazeiras (PB). A Meta 3N apresenta 83,6% de execução e funciona 24 horas por dia. Compreende os antigos lotes 6, 7 e 14 de obras. Este trecho passa pelos municípios de Brejo Santo (CE), Mauriti (CE), Barro (CE), Monte Horebe (PB), São José de Piranhas (PB) e Cajazeiras (PB)."

Vejam o mapa com os trechos da transposição: AQUI

Em visita ao RN, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, informou que as obras da transposição para o estado deverão ser licitadas até o final deste ano e que a execução só deve teve ter início em 2016. O prazo de conclusão previsto é 2019. 


Relembrem o que disse Elias Fernandes (ex-Diretor Geral do DNOCS):
Curiosamente, à época em que houve as contratações dos lotes para início das obras, o Ministro da integração era do PSB, partido que governava os estados de Pernambuco (PE), Paraíba (PB) e Ceará (CE), onde os trabalhos já estão bem adiantados”, declarou ele destacando o papel político da evolução dos projetos estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário