domingo, 30 de agosto de 2015

HUB da TAM: decisão técnica (?) garibaldi vai cobrar explicações a dilma (?)

A penúltima polêmica sobre o destino do HUB da TAM foi uma declaração do senador pernambucano, Humberto Costa (PT).

Humberto Costa disse que teve uma conversa longa e produtiva no gabinete presidencial, no 3º andar do Palácio do Planalto, onde foi recebido, na tarde de quarta-feira (26), para uma reunião a sós com Dilma Rousseff.
O líder do PT no Senado, Humberto Costa, revelou na quinta que, quando o assunto foi Pernambuco, Dilma demonstrou entusiasmo. No encontro, Humberto Costa disse à presidenta ser essencial ceder o terreno da Base Aérea do Recife à Infraero para dotar o Estado de mais competitividade.
O anúncio ocorre no mesmo dia que o governador Paulo Câmara esteve em Brasília, em visita ao ministro da Saúde. O socialista lançou uma campanha para atrair o projeto, mostrando união entre todos os políticos locais.
Ela já estava muito inteirada do assunto e disse que é questão resolvida: a FAB está instruída a passar a área para a Infraero. Isso coloca Pernambuco com novo gás na briga pelo centro de operações aéreo”, afirmou o senador. Na disputa pelo hub da Latam, Pernambuco enfrenta o Ceará e o Rio Grande do Norte.
A repercussão foi grande, pois ficou subentendido que a presidente Dilma estaria atuando deliberadamente para favorecer Pernambuco.

Por aqui, até o governador, já falou que o aeroporto potiguar só perderá a disputa pelo HUB se ocorrer interferência política.

É mesmo? Não sou especialista, mas tenho acompanhado o noticiário sobre este assunto e considero que a empresa não deixará de considerar os aspectos políticos e econômicos.

A influência política abre portas importantes. Os representantes políticos do Ceará e Pernambuco esbanjam influência, inclusive com linha direta com a presidente.

O governador cearense, Camilo Santana (PT), incluiu o aeroporto de Fortaleza no PIL 2. O senador, Eunício de Oliveira (PMDB), emplacou um genro na ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, simplesmente, o órgão regulador do setor aéreo. Nenhum senador potiguar deu um pio com essa indicação escancaradamente política. Longe disso. Todos apoiaram a indicação.

Agora, o senador pernambucano emplacou a transferência de um terreno da base aérea para a Infraero.

Conclusão: no quesito "influência política" o RN leva uma goleada padrão alemão.

Na área econômica também perdemos feio. O governo potiguar tem dito com muita ênfase que a maior façanha governamental é manter os salários em dia e nem os acessos para o aeroporto consegue viabilizar. O erário estadual, para usar uma expressão da moda, encontra-se no volume morto.

Para refletir: alguns analistas apontam a enorme vantagem técnica do aeroporto potiguar;  se a TAM não estivesse considerando outros aspectos, além do técnico, teria que ser considerada inepta por não "enxergar" tamanho diferencial a favor do RN, certo?

-------------------------------------------------------------------------------
Do senador Garibaldi Alves sobre a fala de Humberto Costa:

Irritado com a repercussão sobre uma possível interferência da presidente Dilma Rousseff em favor de Pernambuco, como estado apto a sediar o hub da LATAM, a partir de uma conversa sem testemunhas com o senador Humberto Costa, do PT, o senador Garibaldi Filho, do PMDB, decidiu que cobrará explicações da presidente Dilma sobre a possível interferência.
“Não podemos aceitar que a presidente da República conceda facilidades a algum estado a despeito do hub. O fato descrito pelo senador Humberto Costa é grave e fere os esforços feitos pela sociedade e povo do Rio Grande do Norte e, até mesmo, do povo de Ceará, em detrimento de Pernambuco”, disse Garibaldi.
“Logo que regressar a Brasília farei esforço no sentido de buscar uma explicação das autoridades e buscar a própria presidente Dilma. A escolha desse hub é muito séria e não podemos permitir que posições políticas interfiram numa decisão que deve ser técnica”, declarou o senador, que se encontra no RN. (Thaisa Galvão)

Ora, ora... 

O senador vai cobrar explicações da presidente? Quero ver esse arroubo de coragem se transformar em atitude e a cobrança de explicações deve ocorrer de forma clara: requerimento de informações sobre a audiência ocorrida entre o senador e a presidente e pronunciamento da Tribuna do Senado. Se chegar lá em Brasília e afinar ou adotar o trololó só aqui na terrinha... 

É melhor ficar calado e continuar inerte.


Leia também:

GOVERNADOR DIZ QUE SE RN PERDER HUB SERÁ POR INGERÊNCIA POLÍTICA

HUB: ASPECTOS TÉCNICOS, ECONÔMICOS E POLÍTICOS

O HUB DA TAM



Nenhum comentário:

Postar um comentário