segunda-feira, 3 de agosto de 2015

portalegre: prefeitura contratou veículos comuns para transportar usuários do sus, inclusive em situação de urgência

A prefeitura de Portalegre contratou veículos comuns para transporte de pacientes do SUS. O que impressiona é que os veículos contratados devem realizar o transporte de pacientes, inclusive em situação de urgência.

Leiam:

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 
ATA DE REGISTRO DE PREÇO - PREGÃO PRESENCIAL n.º 005/2015 ÓRGÃO REALIZADOR DO CERTAME: Prefeitura Municipal de Portalegre/RN 
Objeto: CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE LOCAÇÃO DE VEÍCULOS COM CAPACIDADE PARA 05(CINCO) PESSOAS, INCLUINDO O MOTORISTA, PARA TRANSPORTE DE ENFERMOS, NOS TRAJETOS: 1-COMUNIDADES RURAIS DE PORTALEGRE PARA A SEDE DO MUNICÍPIO; 2- COMUNIDADES RURAIS DE PORTALEGRE PARA A CIDADE DE PAU DOS FERROS; 3- DA SEDE DE PORTALEGRE PARA A CIDADE DE PAU DOS FERROS RN; 4- DA SEDE DE PORTALEGRE PARA A CIDADE DE MOSSORÓ RN; E LOCAÇÃO DE VEÍCULO COM CAPACIDADE PARA 16 PASSAGEIROS PARA TRANSPORTE DE ENFERMOS DA SEDE DO MUNICIPIO À MOSSORÓ/RN E ALEXANDRIA/RN PARA CONSULTAS, EXAMES, URGÊNCIAS E/OU TRATAMENTO DE SAÚDE, CONFORME ESPECIFICAÇÕES APRESENTADAS NO EDITAL; POR UM PERÍDIO DE 12 (DOZE) MESES, CONTADOS DA DATA DA ASSINATURA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS. PREGÃO PRESENCIAL n.º 005/2015 Abertura: 10h00min Data da Abertura: 25 de fevereiro de 2015.
Mais AQUI
--------------------------------------------------------------------------------
As ambulâncias são os veículos responsáveis pelo atendimento pré hospitalar móvel, definidas como veículos (terrestre, aéreo e aquaviário) que se destinem exclusivamente ao transporte de enfermos. 

De acordo com a Portaria GM n° 2.048/2002 considera-se como nível pré-hospitalar móvel na área de urgência, o atendimento que procura chegar precocemente à vítima, após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, inclusive as psiquiátricas), que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte, sendo necessário, portanto, prestar-lhe atendimento e/ou transporte adequado a um serviço de saúde devidamente hierarquizado e integrado ao Sistema Único de Saúde.”

As dimensões e outras especificações do veículo terrestre deverão obedecer às normas da ABNT – NBR 14561/2000, de julho de 2000.

Em sendo assim, cada tipo de ambulância deve dispor obrigatoriamente, de um mínimo de materiais, equipamentos, medicamentos e recursos humanos compatíveis com a sua classificação para o adequado atendimento, regulamentados pela Portaria GM nº 2048/02.

O atendimento de urgência é uma responsabilidade do município, admitindo-se a pactuação com outros entes públicos. É inconcebível a transferência de tal responsabilidade para proprietários de veículos comuns.

Mesmo os pacientes de baixo risco que podem ser transportados sentados, por exemplo: pacientes crônicos, só pode ser realizado o transporte com anuência do médico.

Cabe ainda ressaltar que o condutor de veículos de urgência deve ser profissional de nível básico, habilitado a conduzir veículos de urgência padronizados pelo código sanitário e pelo Regulamento Técnico, obedecendo aos padrões de capacitação e atuação previstos.

procedimento denominado “Tratamento Fora do Domicílio (TFD)”, atualmente conhecido como “Deslocamento de Usuário da Média e Alta Complexidade”, trata-se do atendimento de saúde prestado pelas Secretarias Municipais de Saúde, aos pacientes do SUS, quando esgotados todos os meios de tratamento no Município.

O SUS está autorizado a custear despesas relativas ao deslocamento de usuários da rede pública de saúde para tratamento fora do município de residência, fornecendo transporte, será garantido ajuda de custo para alimentação e pernoite a pacientes e acompanhante (se este se fizer necessário).

O transporte de pacientes para realização de procedimentos eletivos pré-agendados em municípios de referência, de pacientes crônicos (oncologia e hemodiálise), incluindo o transporte de material biológico e de profissionais em atividades estratégicas deve ser regulamentado em resolução específica.

A Gestão é plena e a responsabilidade recai sobre o titular da pasta, a quem cabe a organização e o gerenciamento dos serviços que devem ser prestados de forma eficiente e humanizado.

Quem avisa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário