quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Direto da redação do "Buraquistão do Norte News"

FACTOIDE: fato ou notícia forjada com o intuito de atrair a atenção da opinião pública; informação falsa ou não comprovada que se aceita como verdadeira em consequência de sua repetida divulgação pela imprensa.
TROLOLÓ: conversa vazia, inútil, vã; lero-lero; conversa mole, bate-papo ou coisa que aborrece; chatice, amolação, inana.

Em tempos de ajuste fiscal e cofre vazio, eis que boa parte dos políticos do RN se especializou em produzir notícia sem conteúdo, uma espécie de "não-notícia". Funciona mais ou menos assim: "Eu sou político; político precisa mostrar serviço; trabalhar; lutar; mas eu não tenho nada de concreto para mostrar; o que eu faço? Eu crio acontecimentos".

Visita de ministro da série D da Esplanada e os "papagaios" fazem fila para fazer uma "selfie" e informar sobre o prestígio que afirmam dispor. Projetos anunciados, verbas garantidas, influência e prestígio confirmados. E a vida real? Projeto nenhum avança, nem um centavo pinga no cofre... 

O ministro voa de volta para Brasília e em desespero (para tentar escapar da lista da degola, dos dez que serão extintos) diz que fez tudo direitinho: mostrou a importância de "sua pasta", defendeu o governo e diz contar com o "apoio" de tantos "papagaios".

Já o "papagaio" chega em casa e corre para olhar a repercussão de seu "trabalho", de sua "luta" nas redes sociais e nos meios de comunicação. No dia seguinte ressurge a "síndrome do zero à esquerda".

Apesar da abundância de ministros sem ter o que fazer não é todo dia que a "selfie" resolve e a "vontade de fazer algo útil", de "lutar" por qualquer coisa que seja aponta outra saída clássica.

Audiência Pública para "debater" qualquer coisa. Faz-se a tal audiência e depois uma "ruma" de providências são anunciadas e os problemas relacionados ao tema "debatido" quase que desaparecem magicamente frente às ações que serão "implementadas". E a vida real? Nada muda!

O desespero vai crescendo e o "político" começa a participar de tudo: batizado, enterro, festa de padroeiro, de emancipação, cavalgada, "inauguração de placa", reunião de condomínio, briga de galo, reunião para tomar umas em algum cafundó... O risco de passar por algum vexame cresce exponencialmente, mas o ócio é a "casa do capeta" e tome não-notícia das andanças das "excelências".

A penúltima "novidade" é a criação de "Frentes". Já temos mais "Frentes" do que problemas. Só tá faltando alguém propor a criação de uma frente para tratar dos problemas das "Frentes" que não resolvem problema real nenhum.

Governista que se posiciona contra "tudo que está aí", mas não arreda um milímetro de continuar a favor sendo contra ou vice-versa; oposicionista que anuncia todos os dias o apocalipse, mas só pensa "naquilo" (se tornar governo)... E tome "não-notícia".

Capítulo à parte é a "luta" dos "sem-mandato". "Fulano" poderá ser candidato a isso ou aquilo, mas também poderá apoiar "beltrano" e até compor a chapa de "sicrano". Tudo poderá acontecer, inclusive nada. É o ápice da "não-notícia".

Realmente não está fácil para ninguém!

Direto da redação do "Buraquistão do Norte News" eis as principais "não-notícias" do dia:

Kelps diz que falta planejamento no RN

Deputados do RN participam de reunião na PB sobre seca



Rafael Motta solicita ao ministro da Saúde a liberação de R$ 4 milhões para os municípios do RN

Rogério Marinho faz apelo por transposição do São Francisco para amenizar seca no RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário