segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O 'escândalo' do DNOCS já foi lembrado... Vejam a reprise de um caso: o Açude do Mirim em Portalegre

do Facebook, via blog de Edielson

E O AÇUDE DO MIRIM?

A obra de recuperação do açude do mirim foi celebrada com o DNOCS que até bem pouco tempo era gerido por Elias Fernandes (indicado por Henrique).

O convênio foi publicado em 2010 e mesmo assim não foi liberada a verba total. Que explicação existe para não concretização do objeto do convênio?

Município: PORTALEGRE

Detalhes do Convênio
Número do Convênio SIAFI: 738563 Saiba como obter informações adicionais, denunciar irregularidades ou comunicar inconsistência de dados

Situação: Em Execução

Nº Original: 00013/2010

Objeto do Convênio: RECUPERACAO DO ACUDE MIRIM NA COMUNIDADE BAIXA GRANDE E ABASTECIMENTO D'AGUA NO SITIO CAJAZEIRAS - PORTALEGRE/RN

Orgão Superior: MINISTERIO DA INTEGRACAO NACIONAL

Concedente: DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTAS SECAS

Convenente: PORTALEGRE PREFEITURA

Valor Convênio: 341.250,00

Valor Liberado: 136.500,00

Publicação: 02/09/2010

Início da Vigência: 30/06/2010

Fim da Vigência: 29/06/2012

Valor Contrapartida: 10.237,50

Data Última Liberação: 11/07/2011

Valor Última Liberação: 68.250,00

Escândalo no DNOCS envolve Portalegre. (publicação do Voz da Serra)

Caríssimos leitores como informei na postagem anterior a CGU apontou diversas irregularidades na gestão do DNOCS dentre elas, nossa amada cidade, aparece com duas obras. O caso é tão sério que virou notícia no g1.com (http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/01/cgu-ve-prejuizo-de-ate-r-312-milhoes-em-orgao-contra-secas.html). O prejuízo estimado chega aos 312 milhões.

Mas vamos para Portalegre. De acordo com o órgão fiscalizador o convênio em questão é o 738563 no valor de R$ 53.773,36, que prevê a “Recuperação do Açude Mirim, comunidade Baixa Grande e Abastecimento d'água no Sítio Cajazeiras."

Pois bem, ainda de acordo com o relatório:

Para execução do convênio SIAFI 738563, no Município de Portalegre, foram realizadas duas licitações: uma para a recuperação de açude e outra para sistema de abastecimento de água. 

Participaram das licitações sagrando-se vencedora as empresas Terramaq Locações e Construções Ltda CNPJ 07.576.298/0001-21 (recuperação de Açude) e a Serviços de Construção Novo Horizonte Ltda CNPJ 03.641.906/0001-83 (sistema de abastecimento de água).Participaram de ambas as licitações como concorrentes as seguintes empresas: FEC Construções Ltda CNPJ 06.641.906/0001-83 / C.L. Construções e Serviços Ltda CNPJ 10.634.109/0001-34/ N.S. Construções e Serviços Ltda CNPJ 07.116.42/0001-31/ LIMPEX Construções e Serviços Ltda CNPJ 11.485.629/0001-95/ MAXICON Construções e Serviços Ltda CNPJ 01.747.581/0001-92. 

Essas empresas apresentam as seguintes ocorrências:


a) A empresa Serviços e Construção Novo Horizonte apresenta sócio-administrador com função de Técnico de Apoio em Pesquisa e Desenvolvimento na Diaconia, com salário-base em torno de R$ 1.800,00. Além disso, apresentou insuficiência de força de trabalho, em pesquisa à RAIS.Realizada visita de inspeção no endereço da sede da empresa, constatou-se que o local é uma área residencial, confirmando-se a existência de um imóvel. No citado imóvel, foi afixado identificação em papel adesivo com o nome da empresa, não havendo quaisquer sinais de funcionamento de empresa.

Comentário no Facebook: eis a Empresa que venceu a licitação para recuperação do açude do Mirim. De acordo com a CGU a empresa não tinha funcionários, funcionava numa residência, com indicação afixada com adesivo, sem sinais aparentes de funcionamento. Como venceu uma licitação? Como foi habilitada a participar de uma licitação? Não é de admirar que as obras não tenham qualidade... Observem bem: o conteúdo foi produzido por um dos mais importantes órgãos de fiscalização do país – a CGU.

Além disso, a CGU identificou uma série de ‘empresas’ que mais parecem um verdadeiro ‘laranjal’ que participam de licitações para encher linguiça...

b) A empresa FEC apresenta sócio-administrador que exerce função de Assistente Administrativo na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, indicando ligações políticas; 

c) empresa C.L, apresenta sócio- administrador com função Vendedor de Comércio Varejista, com salário base de R$ 540,00. Além disso, a empresa não teve folha de pagamento identificada, indicando que está inoperante. Realizada visita de inspeção no endereço da sede da empresa, constatou-se que o local é a residência da genitora de um dos sócios. Foi informado que a sede está funcionando provisoriamente na Rua Bráz Cirino de Moura n. 276, residência do outro sócio, enquanto conclui a reforma do imóvel sito a Rua José Goudeiro s/n. Em nenhum dos endereços visitados existia identificação na fachada e nem sinais de funcionamento.

d) Na empresa N.S, sócio administrador ocupou função de Secretário-Executivo na Prefeitura Municipal de Lucrécia, com salário base de R$ 400,00 e é professor Estadual do Ensino Médio, desde 1980, com salário base de R$ 1.374,12. A empresa apresentou insuficiência de força de trabalho, em consulta à RAIS. Não há indicação de empresa no endereço registrado no CNPJ, no entanto, de acordo com vizinhos, a empresa funciona no local. Realizada visita de inspeção no endereço da sede da empresa, constatou-se que no local não existe placa de identificação na fachada do imóvel, mas de acordo com informações de pessoas que trabalham nas proximidades, a empresa funciona no local e apenas estava fechado para almoço.

e) empresa LIMPEX apresenta sócio-administrador, com 99% de participação, com função de vendedor de Comércio Atacadista, com salário-base de R$ 430,00 e o outro sócio, com 1% de participação, ocupou função de assistente administrativo na Prefeitura Municipal de Cajazeiras, com salário base de R$ 600,00. Em pesquisas realizadas junto ao CNPJ/CRFB e ao SIAPE, verificou-se que o contador da empresa LIMPEX CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS LTDA é o servidor da Universidade Federal de Campina Grande( Auxiliar em Administração - Matrícula Siape 1113272). Realizada visita de inspeção no endereço da sede da empresa, constatou-se que no local não há quaisquer placas indicativas ou publicitárias da empresa LIMPEX CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS LTDA, sendo encontrado no local apenas o imóvel residencial dos sócios da empresa.

f) empresa MAXICON não foi encontrada no endereço cadastrado no CNPJ. Além disso, em pesquisas realizadas junto ao CNPJ/CRFB e ao SIAPE, verificou-se que o contador da empresa MAXICON CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS LTDA, que também atua na empresa LIMPEX CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS LTDA, é o servidor da Universidade Federal de Campina Grande(Auxiliar em Administração - Matrícula Siape 1113272). 

Todos esses dados foram retirados do relatório da CGU que pode ser acessado no linkhttp://migre.me/7FZ4m.

É incrível como tem gente que se apropria do que é público. Todos os dias uma enorme quantidade de dinheiro é praticamente jogada fora, em função dos diversos casos de corrupção.

Quando é que nossa população vai criar vergonha na cara e, pelo menos, não votar em candidatos FICHA SUJA?

Por Voz da serra - Voz da Serra (portalegrern.com): Janeiro 2012

Comentário no Facebook: que beleza hein? As empresas citadas participaram de outras licitações da Prefeitura? A confirmação da participação do ‘laranjal’ em outras licitações implicará em colocar em suspeição todos os processos em que participaram.

Caso não tenham participado de outras licitações será mais um indício de licitação viciada para aplicação das verbas do DNOCS. É mais do que urgente uma explicação razoável para todos os fatos apontados pela CGU.

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